Skip to main content

O vídeo de um falcão fazendo uma manobra extremamente precisa chamou a atenção na internet. A filmagem mostra a ave passando por um espaço muito pequeno entre duas pessoas e pousando na luva de um cuidador. Para saber a origem do vídeo e como é possível que o animal silvestre faça um voo treinado com tanta habilidade, a Globo Rural foi atrás da origem da gravação.

LEIA TAMBÉM: Como criar falcão

Embora tenha viralizado em um perfil dedicado a vídeos virais no LinkedIn, o registro foi feito por um visitante na Escola de Falcoaria, em Monte Verde (MG), como confirmou Riuvânio Rodrigues Ferreira, biólogo falcoeiro da Escola. "Esse vídeo faz parte de uma de nossas instruções para demonstrar a precisão de um rapinante para alcançar seu objetivo transpondo obstáculos sem tocá-los", explicou.

Vídeo mostra manobra precisa de falcão (Foto: Reprodução/LinkedIn)

 

 

 

 

 

Os movimentos registrados na imagem podem ser vistos no meio ambiente, nos hábitats de aves de rapina, já que são habilidades naturais desses tipos de animais. O site da revista Smithsonian, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo, explica: "Cientistas estimam que a visão do falcão seja oito vezes melhor que a dos humanos. Isso permite que os pássaros localizem pequenas presas a quase três quilômetros de distância e, em seguida, desçam com precisão para pegá-las", afirma a publicação.

Mesmo assim, as aves de rapina podem ser treinadas para aprimorar ainda mais os seus reflexos. A falcoaria, prática de treinar os falcões para fazer movimentos específicos, é reconhecida pela Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como um patrimônio imaterial intangível da humanidade. Historicamente, ela foi usada para fins desportivos, mas recentemente atua como ferramenta para reabilitação de aves machucadas e sua reintrodução no ambiente. Esses animais são instruídos a fazer manobras, tais como os voos ao punho, desvios de obstáculos e amassamentos.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Bruno Silveira, presidente da Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina (ABFPAR), explica que as imagens do vídeo não ilustram a prática por completo. São apenas uma “uma demonstração lúdica que faz uso das técnicas de falcoaria para se atingir o propósito dos espectadores".

Silveira esclarece que a falcoaria vai além. O especialista define a prática como “a arte milenar de treinar e cuidar de aves de rapina em geral (águias, gaviões, falcões e, até mesmo, corujas), com a finalidade de caça em seu ambiente natural, sem que exista qualquer vantagem do predador sobre a presa”.

É preciso, no entanto, ter cautela. No vídeo, vê-se uma mão com uma luva específica para cuidados com aves. Ao sinal do cuidador, o falcão inicia voo, passa pelo obstáculo formado pelo casal e pousa na luva. Quando um leigo maneja um animal – seja ele silvestre (como os falcões) ou doméstico (como cães e gatos) – as chances de se machucar são altas, pois a pessoa pode deparar-se com espécimes agressivos, fora de controle ou irresponsivos.

Estima-se que as aves de rapina têm visão oito vezes mais apurada que a do ser humano. Assim, para evitar que elas voem atrás de alguma presa, que não a desejada no momento programado, os falcoeiros as mantêm encapuzadas (Foto: Fernando Ícaro/Assessoria de Imprensa da ABFPAR)

 

 

No espaço da Escola de Falcoaria, durante a visitação, as pessoas são acompanhadas por especialistas, que explicam a atividade e guiam a apresentação das habilidades de voo desses animais. "Em um manejo correto, toda segurança é tomada para que não ocorra acidentes", ressaltou Ferreira.

No Brasil, a prática de "treinar" os falcões só pode ser praticada com autorização de órgão ambiental, como explica o presidente da ABFPAR. “Pelo termo ‘falcoaria’ ser intimamente ligado à caça, no Brasil, por questões legais, na sua essência, ela é considerada uma atividade restrita". Além disso, ele explica, deve ser praticada somente "com o objetivo de reabilitação de um animal silvestre para o seu ambiente natural ou no caso de controle de fauna (como, por exemplo, ocorre em diversos aeroportos )”.

O espaço da Escola de Falcoaria é dedicado ao manejo, à manutenção e à conservação da vida selvagem das aves de rapina. A Escola recebe universitários para a realização de estágios supervisionados e/ou extensão acadêmica na prática da falcoaria e, além disso, são oferecidas visitas abertas ao público em geral. No perfil da instituição no Instagram, é possível encontrar diversos vídeos feitos pelos funcionários e pelos visitantes com as impressionantes manobras dos falcões.

saiba mais

Ninhada de ovos de dinossauro é descoberta no interior paulista

Animais de estimação viram modelos fotográficos para estimular adoção

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 
Source: Rural

Leave a Reply