Skip to main content

Um contrato com uma agtech, assinado nesta sexta-feira (28/1), marcou o lançamento de um programa de financiamento de startups brasileiras por parte do Banrisul, do Rio Grande do Sul. A instituição passou a operar com duas linhas de financiamento, com o objetivo de financiar pelo menos 200 empresas nacionais, com contratos de valor médio de R$ 300 mil.

LEIA TAMBÉM: Banrisul espera aumentar em 27% os financiamentos para o agro na safra 21/22

Banrisul anunciou financiamento para startups (Foto: Ivan de Andrade)

 

Uma das linhas de crédito é a Inovacred Expresso. De acordo com o Banrisul, o financiamento tem prazo de pagamento de até 48 meses. Os juros são calculados com base na TJLP acrescida de 5% ao ano, com equalização de 40% da TJLP, para empresas com Receita Operacional Bruta de até R$ 16 milhões. Para ter acesso ao crédito, é necessário ter histórico de propriedade intelectual ou ter recebido incentivos para inovação nos últimos 10 anos ou  fazer parte de incubadora ou parque tecnológico.

A outra linha de crédito é o Finep Conecta Automático, voltada para projetos em parceria com universidades e instituições de pesquisa. Segundo o Banrisul, as taxas são compostas de TJLP mais 5% ao ano, com equalização de 80% ou 100%, de acordo com a receita bruta. O prazo de pagamento é de 60 meses. Para o acesso ao crédito, a condição é ter os serviços tecnológicos executados por um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). 

saiba mais

Agtech está entre 30 startups aceleradas em projeto de inovação do Banrisul

 

"Uma das principais dificuldades no acesso ao crédito pelas startups é o conjunto de garantias exigidas pelos bancos. O Banrisul vai permitir o uso do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) nessas operações”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Produtos e Microcrédito do Banrisul, Tiago Fernandes, no comunicado.

O primeiro contrato foi assinado com a startup Insumo Fácil, criada em 2019 no Rio Grande do Sul, que integra produtores rurais, fornecedores e instituições financeiras. A startups já fazia parte de um programa de aceleração mantido pelo próprio Banrisul. Em comunicado, o diretor de crédito do banco gaúcho, Osvaldo Lobo Pires, avalia que as novas linhas de crédito fortalece a estratégia do banco com o setor de tecnologia.
Source: Rural

Leave a Reply