Skip to main content

Os contratos futuros de trigo negociados nos Estados Unidos avançaram na segunda-feira (24/01) em meio a temores de que a Rússia possa invadir a Ucrânia e interromper os embarques de grãos da região, um importante fornecedor global, disseram traders.

trigo-plantação (Foto: Reuters)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os traders de grãos mantiveram sua atenção na Rússia porque é o maior exportador de trigo do mundo. A Ucrânia deverá ser o 4º maior exportador do cereal de inverno e o terceiro maior exportador de milho.

saiba mais

Seca e calor ameaçam lavouras de trigo de inverno dos EUA

 

Na bolsa de Chicago, o contrato de trigo mais ativo fechou em alta de 20,50 centavos de dólar a 8,0050 dólares o bushel. O vencimento atingiu uma máxima da sessão de 8,0250 dólares, perto de um pico na semana passada, que foi o preço mais alto desde o final de dezembro.

Na Europa, os contratos futuros europeus de trigo também subiram em meio à preocupação de que o impasse entre a Rússia e a Ucrânia possa levar a um conflito que interrompa os embarques do cereal e com rumores de que a Argélia poderia retomar a compra de trigo francês e uma fraqueza do euro, impulsionadora das exportações.

saiba mais

Preço do trigo deve manter tendência de alta

 

A Argélia emitiu uma nova licitação de trigo na segunda-feira, mas para embarque para pequenos portos, o que pode sinalizar que uma pequena compra está planejada. Também acredita-se que a Argélia poderia reabrir suas licitações para o trigo francês. Na Euronext, o trigo para março fechou não oficialmente em alta de 8,50 euros, ou 3,1%, a 281,00 euros a tonelada.

saiba mais

Safra de trigo da Argentina em 2021/22 deve atingir 21,5 milhões de toneladas

 

"Fatores geopolíticos estão apoiando a Euronext hoje com o possível conflito entre a Rússia e a Ucrânia, causando preocupação com a interrupção dos embarques de trigo, juntamente com as expectativas de que a União Europeia possa ganhar mais vendas de exportação", disse Michael Magdovitz, analista sênior de commodities agrícolas do Rabobank.

saiba mais

Operação 'padrão' de fiscais atrapalha desembarque de trigo em Santos, diz Abitrigo

 

"Rússia e Ucrânia estão entre os exportadores de trigo mais importantes do mundo e, portanto, qualquer possível conflito que interrompa os embarques de grãos é preocupante. Se isso acontecer, o trigo da UE seria um substituto potencial nos principais mercados da Ucrânia e da Rússia no Oriente Médio e África."

 
Source: Rural

Leave a Reply