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O Ministério da Infraestrutura publicou ontem (19/01) decreto que amplia a área administrativa do porto de Santos de 8 km² para 15,5 km², permitindo a expansão do Porto na parte continental de Santos, em direção ao fundo do canal de navegação, composta principalmente pela Ilha de Bagres e pelo Largo do Caneu.

Caminhões nas dependências do porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

“Para o futuro concessionário privado da SPA, é muito interessante. Se fosse para fazer a desestatização somente com os contratos atuais, a valoração do ativo seria penalizada em função de uma perspectiva menor de crescimento. Agora colocamos nessa equação um novo fator de crescimento, muito significativo para os próximos 40 anos”, destaca o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral.

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Além da área seca, o decreto inclui áreas marítimas de fundeio, o canal de navegação e suas bacias de evolução (no estuário) e a Usina Hidrelétrica de Itatinga, abrangendo cinco municípios: Santos, Guarujá, Cubatão, Bertioga e Biritiba-Mirim (área de preservação ambiental da Serra do Mar, anexa à Usina de Itatinga).

Segundo a SPA, a definição da ocupação das áreas será feita por meio do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ).
Source: Rural

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