Skip to main content

O preço do suíno vivo está com queda acentuada neste mês, uma situação que aliada à valorização do milho e do farelo de soja, principais insumos para a alimentação dos planteis, vem pressionando os custos do suinocultor. O mercado do animal tem efrentado um cenário de vendas em ritmo mais lento e oferta elevada de animais. Com isso, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a relação de troca do suíno pelo milho é a pior da história.

LEIA TAMBÉM: Suínos: prejuízo de 2021 devem se estender para primeiros meses de 2022

suínos (Foto: REUTERS/Jordan Gale)

 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (20/1), pesquisadores destacam que, nas condições atuais, com um quilo de suíno é possível adquirir 3,65 quilos de milho, uma queda de 22,3% em comparação com dezembro. O cálculo se baseia no indicador do Cepea para o cereal, com base em Campinas (SP) e na referência para o animal vivo na região que inclui Bragança Paulista, campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba. Em Chapecó (SC), a relação está em 3,24 quilos de milho para um quilo de suíno, queda de 22,7%.

"A desvalorização expressiva se aliou à forte alta dos preços dos principais insumos consumidos na atividade, milho e farelo de soja, reduzindo drasticamente o poder de compra de suinocultores – a relação de troca por milho, especificamente, é a pior da história", diz o Cepea, em nota.

saiba mais

Hong Kong relata caso de peste suína africana, segundo OIE

Exportações de carne suína do Brasil batem recorde: 1,13 mi t em 2021

 

O indicador medido pela instituição para o milho aponta uma alta acumulada de 8,14% neste mês, até a última quarta-feira (19/1), quando fechou a R$ 97,70 a saca de 60 quilos. O mercado do cereal vem refletindo os efeitos dos problemas climáticos que prejudicaram a safra de verão, especialmente no sul do país. No início desta semana, os pesquisadores do Cepea informaram que, em algumas regiões, a saca de milho vem sendo negociada a valores acima de R$ 100

"Produtores seguem limitando o volume ofertado em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Assim, compradores têm voltado ao spot, na tentativa de recompor os estoques, mas têm tido dificuldade para realizar novas aquisições", informou o Cepea na segunda-feira (17/1).
Source: Rural

Leave a Reply