Skip to main content

A área com integração lavoura-pecuária no Estado de Mato Grosso saltou de 1,1 milhão de hectares em 2013 para 2,6 milhões de hectares em 2019. Os dados são do levantamento feito pela Embrapa a partir de imagens de satélite analisadas por programas de inteligência artificial. Segundo os pesquisadores, a área é equivalente a 5% do total destinado a produção agropecuária no território mato-grossense e concentra-se nas regiões próximas às unidades de referência tecnológica (URT) da Empresa.

LEIA TAMBÉM: Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

Ganhos com o uso intensivo e sustentável da terra contribuíram para o avanço da ILP em Mato Grosso, afirmam pesquisadores (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

“Os resultados apresentam uma influência forte inicialmente das áreas de transferência tecnológica, as URTs como uma rede fundamental disseminadora desse tipo de manejo. Ao longo do tempo, é possível identificar que as práticas de ILP se difundem pelo estado e as áreas com URT deixam de ser as regiões com maior concentração”, afirmam os pesquisadores no estudo onde são apresentados os resultados da adoção e concentração dos sistemas integrados desde 2008.

saiba mais

Alta no preço do milho impulsiona integração lavoura-pecuária no Brasil

 

Enquanto no início da série histórica as áreas com integração lavoura-pecuária se concentravam no entorno de Sinop, onde está a sede da Embrapa Agrossilvipastoril e três URTs de sistemas integrados, com o passar dos anos outras regiões passaram a se destacar, como a de Colíder, no norte do estado, de Primavera do Leste e de Canarana.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck, cinco fatores contribuíram para o aumento da adoção da tecnologia no Estado: o retorno gerado pelo uso intensivo e sustentável do solo, o perfil do produtor mato-grossense (mais aberto às novas tecnologias), o avanço no desenvolvimento de tecnologias para esses sistemas, além das ações de transferência de tecnologia e de comunicação e divulgação dos sistemas integrados desenvolvidas em Mato Grosso nos últimos anos.

saiba mais

ILPF pode levar pecuária do Matopiba a superar a do Centro-oeste

 

“Esse exitoso trabalho de transferência de tecnologias em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) justifica a maior adoção da ILP nas regiões influenciadas pelas URTs nas quais ocorre um número maior de eventos, inclusive as capacitações nessa temática”, avalia o pesquisador.
Source: Rural

Leave a Reply