Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

 

 

• Gripe aviária

A Espanha relatou um surto do vírus da gripe aviária altamente patogênico H5N1 em uma granja ao norte de Madri nesta terça-feira (18/01), aumentando uma onda de casos na Europa. O surto começou no dia 13 de janeiro em uma granja de 18.900 aves no vilarejo de Cantalejo. Uma zona de restrição foi estabelecida.
 

Galinhas (Foto: Pixabay)

 

• Aumento na soja

As exportações de soja do Brasil devem alcançar 4,32 milhões de toneladas em janeiro, estimou a Anec, com um aumento na projeção ante os 4,274 milhões apontados na semana anterior. O país deve exportar 1,96 milhão de toneladas de farelo de soja, versus 986,86 mil um ano antes.

Soja (Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

• Chuvas de verão

Calor, sol e chuvas de verão se espalham pelo Brasil. O ar quente e úmido ainda predomina e causa a formação de nuvens carregadas sobre diversas regiões. Uma frente fria deve avançar pelo litoral do Rio Grande do Sul e um sistema de alta pressão atmosférica atua no litoral do Sudeste, dificultando a organização de grandes áreas de chuva, mas fortes pancadas de chuva devem ser vistas. A alternância de sol e chuva deve favorecer a colheita da soja em áreas produtoras.

Muitos turistas da Rota do Café Especial desejam ver o pôr do sol na Fazenda IP (Foto: Selva Bizarria)

 

• Redução de emissões

Durante a cerimônia de posse como diretor-geral do IICA, o veterinário argentino Manuel Otero anunciou um projeto que busca reduzir as emissões de metano da pecuária das Américas, iniciativa que será financiada com recursos da ordem de US$ 100 milhões. O primeiro passo será a realização de estudos de viabilidade a partir de um aporte de US$ 1,5 milhão do GCF.
 

Manuel Otero foi reeleito como diretor-geral do IICA para o período 2022-2026 (Foto: Divulgação)

 

• Suínos com prejuízo

Os prejuízos observados na suinocultura brasileira em 2021 devem se estender nos primeiros meses deste ano, em cenário de retração dos preços pagos ao produtor e elevado custo de produção. Ao contrário das exportações que se comportam como o esperado, o mercado doméstico apresenta sinais de "superoferta" que pressionam os preços dos suínos em todo o País, desde a segunda semana de dezembro de 2021.

Suínos (Foto: National Pork)

 

 

• Safra de café

A safra de café do Brasil em 2022 deve alcançar 55,7 milhões de sacas de 60 kg. estimativa representa um acréscimo de 16,8% em relação ao ano passado, devido à bienalidade positiva do ciclo atual, mas está abaixo do recorde alcançado em 2020. A queda na produção neste ano é reflexo das condições climáticas adversas registradas principalmente entre os meses de julho e agosto em 2021.

Trator em plantação de café em Santo Antonio do Jardim, cinturão do café, Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 
Source: Rural

Leave a Reply