Skip to main content

O veterinário argentino Manuel Otero tomou posse como diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta segunda-feira (17/1). Durante a cerimônia, Otero anunciou um projeto que busca reduzir as emissões de metano da pecuária das Américas, iniciativa que será financiada com recursos da ordem de US$ 100 milhões. O primeiro passo será a realização de estudos de viabilidade a partir de um aporte de US$ 1,5 milhão do GCF.

Este é o segundo mandato consecutivo de Otero à frente do órgão do sistema interamericano especializado em desenvolvimento agropecuário e bem-estar rural, válido entre 2022 e 2026.

LEIA TAMBÉM: Acordo visa promover agricultura urbana, redução de pobreza e resiliência climática em São Paulo

Manuel Otero foi reeleito como diretor-geral do IICA para o período 2022-2026 (Foto: Divulgação)

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, tomou o juramento de Otero na cerimônia de posse na condição de presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) e destacou a capacidade de coordenação do diretor sobre temas ligados à agricultura.

“Esperamos que o IICA continue apoiando os países para proteger a agricultura e o comércio livre e justo. A agricultura tem um papel fundamental para gerar renda e emprego e garantir a segurança alimentar e nutricional. O IICA é a Casa da Agricultura das Américas e contamos com você”, disse.

 

saiba mais

ONU alerta que mudança climática pode gerar crise humanitária

Inpe busca recursos para que monitoramento do Cerrado continue após abril

 

Javier Manzanares, subdiretor-executivo do Fundo Verde do Clima (GCF, na sigla em inglês), maior fundo de financiamento climático do mundo, afirmou que a agricultura é um setor crítico para as mudanças climáticas, já que é responsável por cerca de 25% das emissões de gases. “O IICA se converteu em um veículo para atrair recursos do Fundo em matéria de agricultura, florestas e outros usos da terra, já que foi aprovado seu credenciamento e foi assinado o documento legal para instrumentalizar este tipo de ajuda”, explicou.

Durante a última Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), o GCF aderiu às declarações assinadas por mais de 100 países que se propuseram a reduzir em 30% as emissões globais de metano até 2030. “Se conseguirmos atingir esse objetivo, o aquecimento projetado hoje será reduzido em 0,2 graus Celsius”, disse Manzanares.

saiba mais

Resistência a Antibióticos: medidas que podem evitar o surgimento de organismos mais resistentes

 

O executivo acredita também que o IICA pode ser um parceiro relevante dos Estados no mercado de crédito de carbono, tanto obrigatórios como voluntários. “Há dezenas de projetos de qualidade no setor agrícola, florestal e de outros usos da terra”.

O diretor-geral reeleito afirmou que o IICA vai colocar seus melhores quadros técnicos e sua capacidade de diálogo para avançar na transformação sustentável dos sistemas agroalimentares da região. “Com este projeto, buscamos aumentar a eficiência dos sistemas produtivos na cadeia da pecuária, que têm recebido muitas críticas e pouca compreensão com relação aos avanços que têm sido realizados. É uma honra ser um aliado do Fundo Verde do Clima”, completou Otero.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply