Skip to main content

O ar quente e úmido ainda predomina sobre o Brasil e causa a formação de nuvens carregadas sobre diversas regiões do país nesta terça-feira (18/1). De acordo com a Climatempo, uma frente fria deve avançar pelo litoral do Rio Grande do Sul e um sistema de alta pressão atmosférica atua no litoral do Sudeste, dificultando a organização de grandes áreas de chuva, mas fortes pancadas de chuva devem ser vistas.

LEIA TAMBÉM: Soja, milho, cana, arroz e feijão detêm 70% da área plantada no Brasil há 30 anos

Alternância de sol e chuva deve favorecer colheita da soja em áreas produtoras (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

 
"Quase todo o Brasil tem um dia com períodos de sol, calor e pancadas de chuva com raios de tarde e de noite. Há risco de chuva moderada a forte em vários estados destas regiões", informa o boletim da Climatempo.

O alerta para os maiores volumes, com possibilidades de temporais são para o sul e serra do Rio Grande do Sul, na serra e no planalto sul de Santa Catarina, no Maranhão, no litoral do Piauí, no litoral do Ceará, no norte do Tocantins, no norte e leste do Pará e no norte do Amazonas.

saiba mais

Soja: comercialização da safra 2020/21 no MT alcança 98,83% da produção, diz Imea

Milho: negociação da safrinha 2020/21 no MT atinge 97,62%, afirma Imea

 

Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, avalia que o grande problema continua sendo o sul do Brasil, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. "As pancadas de chuva devem se formar no final da tarde e começo da noite, mas são típicas de verão. Com isso, a colheita pode seguir tranquilamente".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply