Skip to main content

Após a segunda safra seguida de baixa produção, a atual provocada por seca, múltiplas floradas e geadas, os citricultores esperam no próximo ano colher um volume um pouco maior que os 267,87 milhões de caixas de 40,8 quilos estimadas pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) para a temporada que se encerra em abril de 2022.

LEIA TAMBÉM: Pomares de laranja e pecuária de leite devem sofrer com efeitos da La Niña em 2022

Laranja tendências (Foto: Arte/Globo Rural)

 

“A primeira florada foi muito boa. Neste momento, nada compromete a próxima safra, mas o jargão nos ensina que flor não é fruta”, diz Ibiapaba Netto, diretor executivo da Ci- trusBR, que reúne as maiores indústrias exportadoras de suco. Embora otimista, não faz previsões para a nova safra.

O analista do Rabobank Andrés Padilla projeta a colheita entre 255 milhões e 285 milhões de caixas, mas alerta que ainda é cedo para estimativas, porque a cultura depende muito do clima – que, por enquanto, tem sido favorável.

Tendência Citros (Foto: Globo Rural)

 

Para 2022, a oferta de suco dos Estados Unidos também deve ser menor, com produção de 47 milhões de caixas. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que os produtores da Flórida perderam 11% da safra devido ao aumento do greening nos pomares, somado aos custos elevados de produção e aos baixos investimentos.

A oferta limitada e os estoques de passagem no Brasil reduzidos a apenas 180 mil toneladas (queda de 46% em relação ao período anterior) devem manter os preços em patamares elevados, embora tenha sido registrada uma queda nos EUA a partir de outubro.

 

A primeira florada foi muito boa. Neste momento, nada compromete a próxima safra, mas o jargão nos ensina que flor não é fruta"

Ibiapaba Netto, diretor executivo da Ci- trusBR

O terceiro fator que gera a precificação do suco no mercado internacional, a demanda, deve se manter estável. Em 2020, houve um aumento pontual do consumo no varejo causado pela pandemia, que deixou as pessoas em casa e fechou os pontos de food service, mas esse crescimento não se manteve em 2021.

 

saiba mais

Seca e geadas causam a perda de 30 milhões de caixas de laranja

Vagas de trabalho crescem 8,6% nos pomares de laranja, diz CitrusBR

 
Source: Rural

Leave a Reply