Skip to main content

 

• Seca atrasa o plantio

O plantio de soja 2021/22 no Rio Grande do Sul atingiu 94% das áreas, com atraso em relação a anos anteriores, em meio à estiagem que ocorre no Estado, informou nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS. No mesmo período do ciclo anterior, a semeadura alcançava 99% e já estaria concluída nesta época do ano.

(Foto: RBS TV/Reprodução)

 

• Preço do frango

Os preços do frango devem continuar firmes em 2022, sustentados pela demanda aquecida nos mercados interno e externo, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). "A demanda pela proteína deve ser favorecida, tendo em vista que a carne de frango é tradicionalmente mais barata que as principais substitutas (bovina e suína)", destaca.

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

 

• Exportação recorde

As exportações de carne de frango do Brasil bateram recorde em 2021 e totalizaram 4,6 milhões de toneladas, superando em 9% o registrado em 2020. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (7/1), pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A receita dos exportadores no ano passado foi de US$ 7,66 bilhões, 25,7% a mais na mesma comparação, de acordo com a entidade.

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

• Consumo menor

Reconhecido por ter o maior rebanho de bovinos do mundo, com mais de 214 milhões de cabeças de gado – mais do que a própria população brasileira – o Brasil tem visto o seu consumo interno do principal produto obtido do abate desses animais, a carne, encolher nos últimos três anos. Conheça as razões desse movimento que, em 2021, chegou ao menor nível em 25 anos.

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL))

 

• Polêmica nas redes sociais

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (Nelore Brasil) divulgou em suas redes sociais uma carta aberta ao banco Bradesco cobrando "posicionamento claro" do banco sobre a pecuária brasileira e o consumo de carne. Representantes da produção animal brasileira têm adotado postura crítica à instituição fincanceira depois da publicação de um vídeo associado à marca, em que era defendida uma redução do consumo de carne como iniciativa mais sustentável, associando a pecuária às emissões de gases de efeito estufa.

(Foto: Getty)

 

• Leite e laranja

As chuvas abaixo do normal no Estado de São Paulo e o calor excessivo mantêm a situação desafiadora para a recuperação dos pomares de laranja, o que deve levar a uma produção na safra 2022/23. A pecuária de leite é outra atividade que deve sofrer os efeitos da La Niña neste ano, porque nos Estados grandes produtores como Paraná e Rio Grande do Sul as pastagens estão em condição aquém do ideal.

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

• Portos do Paraná

O volume de cargas movimentadas nos portos de Paranaguá e Antonina em 2021 alcançou 57.520.122 toneladas. É o maior já registrado pelos terminais paranaenses e representa aumento de 0,3% ante 2020. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, diz em nota que o volume poderia ter sido ainda maior não fosse a queda nas exportações de granéis sólidos, especialmente o milho, que sofreu quebra de safra no Brasil.

(Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

 

• Greve no Meio Ambiente

Servidores do Meio Ambiente – Ministério, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) – informaram à Globo Rural que pretendem entrar em greve no próximo dia 18 de janeiro, terça-feira.

(Foto: Victor Moriyama/Amazônia em Chamas)

 

• Espionagem industrial

Um cientista chinês e ex-funcionário da Monsanto declarou-se culpado em uma acusação de conspirar para roubar segredos comerciais da companhia para ajudar o governo chinês, disse nesta quinta-feira (6/1) o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Xiang Haitao, de 44 anos, foi funcionário da empresa e subsidiária The Climate Corp., de St. Louis, de 2008 a 2017, onde trabalhou como cientista de imagem, disse o Departamento de Justiça.

(Foto: Divulgação/Monsanto)

 
Source: Rural

Leave a Reply