Skip to main content

Diferentemente de como terminou 2021, o ano começa com chuvas em vários pontos no Sul. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já registram chuvas desde o início desta segunda-feira (3/1). Ao longo do dia, eventuais pancadas devem ocorrer sobre o estado gaúcho, e há possibilidades de fortes precipitações na quarta-feira (5/1). "Elas possibilitarão a elevação dos índices de umidade do solo favorecendo o desenvolvimento das lavouras" Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Sul do país inicia 2022 com previsão de chuva em todos os estados (Foto: Getty Images)

 

No Sudeste, as condições seguem favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, café, cana-de-açúcar, laranja, hortaliças e outras culturas. A primeira semana de 2022 terá chuvas regulares em grande parte das regiões produtoras dos quatro estados. "Isso porque uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil deve se posicionar sobre a região e levar chuvas generalizadas", diz Santos.

De acordo com o boletim, os grandes volumes deverão ser registrados sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte de São Paulo. "O excesso de chuva previstos para a primeira quinzena de janeiro pode se tornar um problema para as áreas urbanas, com destaque para o leste e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro". O agrometeorologista completa dizendo que diante dos altos volumes, os trabalhos de campo também podem ter problemas ao longo do mês.

saiba mais

Demanda firme deve sustentar preços do milho neste início de ano

Pronaf: agricultor precisará de novo documento para acessar crédito rural

 

Todas as regiões produtoras do Centro-Oeste seguem com fortes chuvas e problemas na colheita de soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra, como algodão e milho. A tendência para segunda-feira (03/01) é de chuvas regulares e altos volumes sobre Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. De acordo com Santos, em alguns momentos até pode aparecer o sol, mas a tendência é de chuvas contínuas durante a primeira semana.

No Nordeste, a chuva segue forte tanto no oeste da Bahia quanto no Tocantins, Piauí, Maranhão, sul e leste do Pará. A tendência para a primeira semana do ano é da manutenção da chuva nas regiões produtoras. Isso trará consequências para o plantio da safra de milho e algodão que vem ocorrendo, aponta o agrometeorologista.

"Como há uma tendência de chuva bastante regulares para a primeira quinzena de janeiro, muito cuidado é pouco com relação aos tratos culturais. Porém, não é a famosa estiagem que acontece regularmente na virada da primavera para o verão capaz de trazer preocupações", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply