Skip to main content

Ao contrário do mercado europeu, em que o uso de cães de pastoreio em propriedades rurais é mais disseminado, aqui a prática ainda não deslanchou entre fazendeiros, pecuaristas e criadores de rebanhos. A falta de tradição parece ser uma das causas para a atividade avançar pouco e apenas em algumas regiões, exigindo de quem se interessa pela criação comercial de caninos pastores o empenho de cativar a demanda.

LEIA TAMBÉM: Conheça e aprenda como criar lóris, o primo colorido do papagaio

Como criar Kelpie (Foto: Tara Gregg/EyeEm/ Getty Images)

 

O bom é que, para aproveitar o potencial de vendas ainda existente pelo território nacional, o empreendedor tem a favor as ótimas vantagens que um cão oferece para monitorar bovinos, ovinos e caprinos. Dois motivos bastante atrativos são o custo baixo com alimentação e saúde e a economia na condução do gado, ao substituir a mão de obra empregada para o serviço. Além disso, cachorros com aptidão para pastorear também são excelentes animais de estimação, sendo outra oportunidade de fonte de renda para o criador.

Inteligente, alerta e rápido no aprendizado de comandos, o kelpie é um cão de pastoreio que se adapta a diferentes ambientes. Pode viver no campo, auxiliando na lida com rebanhos até sem supervisão, dado seu instinto de agrupar criações. Ao mesmo tempo, pelo seu temperamento dócil, é considerado uma excelente companhia para adultos e crianças em áreas urbanas, desde que tenha como se exercitar diariamente.

Dotado de muita energia e disposição, o kelpie não gosta de ficar parado e necessita se movimentar com frequência. É capaz de correr longas distâncias sem se cansar muito – herança da mistura entre as raças collie e dingo, que o originaram nos anos 1870 em ranchos localizados no adverso e quente cerrado australiano. Resistente, o cão também é difícil de adoecer ao longo dos cerca de 14 anos que tem de expectativa de vida.

 

saiba mais

Escola de pastor: cães da raça border collie são treinados para conduzir e proteger rebanhos

Como criar boiadeiro-australiano

 

Quando adulto, o kelpie macho atinge altura na faixa de 46 a 51 centímetros e a fêmea, de 43 a 48 centímetros. Ambos chegam a um peso médio de 18 quilos. Do padrão da raça pura, as medidas são importantes, caso a criação seja destinada a exposições de cães. Em eventos de avaliação de porte, comportamento e estética, os animais devem estar formados e preparados para a análise de juízes, cujo resultado inclui prêmios, títulos e a valorização do exemplar.

Para a participação de concursos, é essencial que o kelpie apresente seus pelos curtos bem tratados e nas cores originais, que podem ser monocromáticas nos tons de cinza-claro ou escuro, preto, creme ou chocolate-claro, ou mescladas de creme com preto ou com chocolate. Como a beleza também é avaliada com rigor, os exemplares criados para competições precisam receber um tratamento diferenciado e de alta qualidade.
Source: Rural

Leave a Reply