Skip to main content

A migração do consumo de lácteos para marcas de laticínios menores e, por vezes, mais baratas, deve levar a um cenário favorável a consolidações na indústria de laticínios ao longo deste ano. É o que aponta um estudo setorial da TCP Partners. O documento destaca que a alta nos custos de produção e queda na oferta de leite após a seca do último ano manterão os preços elevados ao consumidor em 2022, mas com margens apertadas para o setor.

LEIA TAMBÉM: Conheça Mascarada, a vaca que já deu mais de 100 mil litros de leite

Apesar de demanda firme após a pandemia, indústria e laticínios inicia 2022 com dificuldades financeiras (Foto: Divulgação/Lactalis)

 

“A nossa preocupação é se a oferta vai conseguir atender a essa demanda que está vindo de forma bastante robusta no pós-pandemia. Então, para nós, há uma continuidade ainda de pressões em relação aos preços. Uma por conta de insumos e outra por conta da demanda”, aponta o sócio e economista-chefe da empresa de investimentos, Ricardo Jacomassi.

saiba mais

Preço do leite pago ao produtor sobe, mas alta nos custos limita oferta no Brasil

 

Com a perda do poder de compra da população e níveis de desemprego ainda elevados, ele ressalta que essa demanda beneficiará justamente laticínios menores, que atendem mercados locais e, com isso, conseguem oferecer preços mais competitivos.

“O que vimos nesse último semestre foram as famílias procurando itens de menor preço na sua cesta de consumo, fazendo com que alguns laticínios com presença para este público tenham se beneficiado. Mas, no geral, vemos a indústria de laticínio com algumas dificuldades – principalmente na parte financeira”, completa Jacomassi.

saiba mais

Preço do leite cai 8,7% ao produtor frente a dezembro de 2020, diz Cepea

 

Com o aumento da taxa de juros, ele ressalta que “provavelmente o custo da dívida para esses laticínios vai ficar mais alto, principalmente para os médios”, levando a um processo de consolidação no mercado, com empresas maiores adquirindo marcas locais. “Se tem marca com boa presença e que está incomodando, é bem provável que ela seja alvo [de ofertas de compra]”, destaca o economista.
Source: Rural

Leave a Reply