Skip to main content

O segmento de produtos agrícolas livres de agrotóxicos foi o único a escapar do aumento no preço dos insumos neste ano. Sem adubos e defensivos, os alimentos orgânicos devem movimentar R$ 6,3 bilhões em 2021, ante R$ 5,8 bilhões em 2020, de acordo com a Asso- ciação de Promoção dos Orgânicos (Organis).

"O mercado de orgânicos, com certeza, vai crescer bem menos do que no ano passado, que foi um ano fora da curva, quando atingimos um platô, com alta de 30%", observa o presidente da entidade, Cobi Cruz. "Neste ano, mesmo num cenário difícil, deve crescer 10%", prevê o representante.

Tendências 2022: Orgânicos (Foto: Globo Rural)

 

Segundo ele, a procura por alimentos orgânicos evoluiu 50% nesses dois anos. O crescimento da demanda favoreceu o "share of power" do segmento, isto é, o poder de barganha dos fornecedores de produtos livres de agrotóxicos em relação aos produtos tradicionais na negociação com os supermercados. "O varejo percebe esse aumento, e os orgânicos começam a entrar nos mercados com uma capacidade de negociação muito maior", afirma Cruz.

A tendência do segmento, segundo ele, é a regionalização dos produtos e o aumento na oferta de grãos orgânicos destinados à produção de ração animal, especialmente nos mercados de frango, leite e ovos. Cruz cita uma nova cerveja da Ambev feita com fruta nativa da Mata Atlântica e chocolates produzidos a partir de cacau orgânico como destaques no mercado.

“O mercado de orgânicos vai crescer bem menos do que no ano passado, que foi um ano fora da curva"

COBI CRUZ,
presidente da Organis

Uma pesquisa realizada pela Organis entre os associados no primeiro semestre indica que 69% dos que atuam nesse mercado declararam crescimento no ano passado, enquanto 11% apontaram estabilização e 20% alegaram queda. O levantamento indica, na avaliação da entidade, que o crescimento de 30% em 2020 não foi um "movimento fora da curva", mas uma tendência entre consumidores de buscar alimentos mais saudáveis.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lista 25,7 mil produtores classificados na agricultura orgânica, um crescimento anual de cerca de 10%. São 31 mil propriedades, em 1 milhão de hectares, de acordo com a pasta, que atualizou a regulamentação para o segmento em março.
Source: Rural

Leave a Reply