Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Chuvas na Bahia

O que está por trás das intensas chuvas na Bahia? O fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um importante agente de reposição de água no país, neste ano, foi potencializado pelos efeitos da La Niña e do aquecimento global. Com isso, após um longo período sem chuvas, a Bahia tem sofrido com enchentes intermitentes há semanas. Nesta terça-feira, o número de mortos chegou a 20. De acordo com o Climatempo, a situação no estado, assim como em Minas Gerais e no Espírito Santo, ainda é preocupante.
 

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia nega risco de desabastecimento (Foto: Camila Marinho/TV Bahia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paralisação

Os auditores fiscais agropecuários iniciaram uma paralisação parcial, decidida em assembleia da categoria na noite do último dia 27. A medida terá duração indeterminada e é uma resposta à decisão do governo federal de não incluir a categoria no orçamento de 2022, afastando a possibilidade de reajustes salariais no próximo ano.

Fiscalização agropecuária (Foto: Mapa/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recorde nos grãos e sucesso do café

A safra de grãos 2021/2022 tem expectativa recorde e pode chegar a 291 milhões de toneladas. A avaliação é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que atribui o resultado ao entusiasmo do setor pelos preços e pelo bom desempenho da agricultura brasileira. As notícias são boas também para a cafeicultura. A produção brasileira de café proporcionou faturamento de R$ 40,12 bilhões em 2021,  o que coloca o setor do café em quarto lugar no ranking do VBP. O protagonista do período foi o café arábica, que, sozinho, correspondeu a R$ 30,78 bilhões.
 

Fazenda Pinhal: Colheita de café arábica na Pinhal (Foto: Rogerio Albuquerque)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Queda do milho vs aumento da soja

A exportação de milho do Brasil deve ter menor patamar em 5 anos. A redução prevista é de de 38% neste ano na comparação com 2020. De acordo com a Anec, as geadas e as secas sofridas pelo país são as principais responsáveis pela queda do país no ranking dos maiores exportadores do produto. Enquanto isso, o embarque de soja em dezembro deve chegar a 2,777 milhões de toneladas. O aumento também é previsto para o farelo de soja, informou a associação.
 
Source: Rural

Leave a Reply