Skip to main content

Os auditores fiscais agropecuários deram início nesta terça-feira (28/12) a uma paralisação parcial das atividades de fiscalização realizadas no país. A medida, aprovada durante assembleia convocada pelo Sindicato Nacional Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) na noite de ontem (27/12) é uma resposta à decisão do governo federal de não incluir a categoria no orçamento de 2022, afastando a possibilidade de reajustes salariais no próximo ano.

Responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários destinados ao consumidor brasileiro, categoria estima que haja um déficit de 1.620 fiscais hoje no país (Foto: Mapa/Divulgação)

 

“Com a exclusão da nossa carreira do Orçamento de 2022 o Governo Federal emitiu um recado claro, de que não valoriza o trabalho dos affas e indiretamente, nem os resultados positivos alcançados pela cadeia produtiva do setor agropecuário”, avalia, em nota, o presidente do Anffa, Janus Pablo. Chamada de “operação padrão”, a mobilização restringirá a atuação dos fiscais federais agropecuários às normas que regem o serviço público.

saiba mais

Fiscais agropecuários cogitam greve contra mudanças na contratação de veterinários

 

Com isso, somente as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia, terão a atuação normal da categoria. Ainda de acordo com o Sindicato, a operação também não atingirá cargas vivas, produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas como Febre Aftosa, Peste Suína Africana (PSA) e outras pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

saiba mais

Auditores alertam para “colapso iminente” na vigilância agropecuária

 

Servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os auditores fiscais agropecuários são responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários destinados ao consumidor brasileiro. Ao todo, são mais de 2,5 mil auditores fiscais na ativa, 37,3% menos do que o registrado em 2020. Segundo o Sindicato, a redução se deve à aposentadoria sem a reposição das vagas abertas. Considerando o aumento da demanda do setor agropecuário no último ano, a categoria estima que haja um déficit de 1.620 fiscais hoje no país.
Source: Rural

Leave a Reply