Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

 

 

Tragédia na Bahia

Danos à população rural inclui morte de animais e perda de lavouras após chuvas no sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais (Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil)

 

Mais 47 cidades foram incluídas na lista de municípios em situação de emergência na Bahia, elevando para 72 o total de cidades atingidas pelo mau tempo. O governador do estado, Rui Costa, classificou como uma "tragédia gigantesca" a situação da região atingida  pelas chuvas dos últimos dias. Uma força-tarefa com agentes de segurança pública está atuando na região.
 

Alerta de temporais continua

Frente fria deve levar chuva para a faixa leste dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. (Foto: Getty Images)

 

Norte de Minas Gerais e Sul do Bahia continuam em alerta para o risco de enchentes, transbordamentos de rios e córregos, alagamentos e deslizamentos de terra. Ainda sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a semana começa com alerta de fortes pancadas de chuvas em todo o país e temperaturas elevadas na região Sul. De acordo com previsão da Climatempo, os termômetros devem marcar entre 35º e 40º em Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina e Paraná.
 

Vacinação contra aftosa até 31/12

Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até 31/12 (Foto: Governo de Rondônia/Reprodução)

 

A campanha de vacinação contra febre aftosa foi prorrogada em 14 estados, mas está perto do prazo final: 31/12. A nova data-limite foi anunciada em decorrência da falta de vacinas e necessidade de remanejamento de doses para algumas regiões. As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2ºC e 8ºC, desde a aquisição até o momento da utilização. Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar a vacinação no sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) até o dia 7 de janeiro.

 

Crescimento da economia será menor que o esperado

Banco Central (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

 

O mercado voltou a diminuir a projeção para crescimento da economia em 2021.  Segundo o boletim Focus, do BC, a estimativa de crescimento caiu de 4,58% na semana passada para 4,51%. Há quatro semanas a previsão era de um crescimento de 4,78%. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) também diminuiu, passando de 0,50% na semana passada para 0,42%.
 

Milho e soja na China

China afirmou que vai estabilizar a produção de milho (Foto: Getty Images)

 

A China afirmou que vai estabilizar a produção de milho e expandir os cultivos de soja no início do novo ano para garantir a segurança alimentar. Os comentários têm como pano de fundo as persistentes preocupações com a segurança alimentar no país mais populoso do mundo, à medida que a pandemia da Covid-19 continua a perturbar as cadeias de abastecimento de grãos e a logística global.
 

Retrospectiva 2021: Sustentabilidade

retrospectiva-sustentabilidade (Foto: Estudio de Criação)

 

As pautas ambientais estiveram no cerne de muitas discussões relacionadas ao agro este ano, seja pelas sanções comerciais impostas como resposta à alta do desmatamento, seja pela adoção crescente da agricultura regenerativa e aumento do manejo biológico. Código Florestal, trocas de ministros, Conferência do Clima (COP26) e mercado de carbono foram assuntos amplamente discutidos e que terão desdobramentos em 2022. Para relembrar os principais acontecimentos, confira a retrospectiva sobre sustentabilidade da Globo Rural.

 
Source: Rural

Leave a Reply