Skip to main content

Ainda sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a semana começa com alerta de fortes pancadas de chuvas em todo o país e temperaturas elevadas na região Sul. De acordo com previsão da Climatempo, os termômetros deverão marcar entre 35º e 40º em Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina e Paraná. 

Frente fria deve levar chuva para a faixa leste dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, previsão também é de tempo instável (Foto: Getty Images)

 

Já na faixa leste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a previsão é de pancadas de chuva e que pontualmente podem ser fortes, por causa do deslocamento de uma frente fria. "No Sudeste e no Centro-Oeste as pancadas são isoladas, mas também podem ser fortes. O sol aparece em alguns momentos e o ar fica bastante abafado neste início de semana", explica a Climatempo em nota.

saiba mais

Verão começa com tempo úmido e abafado em quase todo o Brasil

 

Em Minas Gerais e Bahia, a perpectiva de chuva volumosa mantém o alerta para o risco de enchentes, transbordamentos de rios e córregos, alagamentos e deslizamentos de terra. "Entre as Regiões Norte e Nordeste a previsão é de chuva mais persistente e com risco para temporais em várias áreas, inclusive na Bahia, onde a chuva já trouxe muitos problemas", afirma a Climatempo.

saiba mais

Rompimento de barragem força retirada de moradores e coloca Bahia em alerta

 

O alerta para temporal segue para o norte de Minas Gerais e de Goiás, Acre, Rondônia, sul e leste do Amazonas, Pará e o Amapá. Na Bahia, algumas cidades já registraram de 150 a 200 mm nas últimas 48 horas e a previsão é de tempo instável com condições para chuva frequente.

 
Source: Rural

Leave a Reply