Skip to main content

Um projeto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com a Embrapa Florestas e a Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, visa solucionar até o ano de 2024 um dos maiores problemas no combate do desmatamento na Amazônia: a identificação da madeira. A iniciativa pretende desenvolver um banco de dados com registro das espécies florestais envolvendo técnicas de genotipagem e a criação de indicadores climáticos.

LEIA TAMBÉM: Estados podem se beneficiar de nova ferramenta de regularização ambiental

Floresta Amazônica (Foto: TV Brasil/Divulgação)

 

O projeto “Indicadores relacionados às ameaças climáticas e medidas para minimizar os impactos de desmatamento na conservação de espécies florestais da Amazônia – ClimAM” pretende fortalecer a fiscalização do desmatamento ilgeal na região através de um mapeamento das principais espécies de vegetação da área, com informações sobre características genéticas e atributos ambientais.

Os dados poderão ser usados pela Polícia Federal do Amazonas e o Ibama na identificação da origem da madeira apreendida e na fiscalização de áreas mais visadas para o desmatamento ilegal. Além do novo projeto, a Polícia Federal conta ainda com um moderno sistema de vigilância da Amazônia, o sistema Planet, que monitora e identifica as áreas de desmatamento em tempo real.

saiba mais

Ibama desmantela esquemas de extração ilegal de madeira na Amazônia

Desmatamento na Amazônia bate recorde da década e ultrapassa mais uma vez 10 mil km²

 

De acordo com a Embrapa Florestas, a delimitação e mapeamento das populações será feita por meio de técnicas de genotipagem e análises de isótopos. Equipamentos de auxílio ao projeto, como TXRF e aparelho de isótopos, serão as principais ferramentas para concluir todo o mapeamento do projeto.

“O desmatamento ilegal na floresta amazônica é um problema que vai além das fronteiras do Brasil. Considerando que a Amazônia compreende mais de 40% do território brasileiro, a fiscalização não é uma tarefa fácil, precisando de suporte para o seu fortalecimento”, explica o pesquisador Marcos Silveira Wrege, da Embrapa Florestas, em comunicado. 

O desenvolvimento de ferramentas que combatem o número cada vez maior de extração ilegal na Amazônia, é de extrema importância para o desenvolvimento climático do planeta. Os pesquisadores da Embrapa Floresta pontuam que: a conservação das espécies florestais da é fundamental para reduzir os riscos relacionados às seguranças hídrica, energética e alimentar nacionais, além de colocar o Brasil em consonância com as metas de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais sobre Sustentabilidade 
Source: Rural

Leave a Reply