Skip to main content

 

Confira os destaques desta sexta-feira (24/12)

Novo prazo para o CAR

(Foto: Rogerio Albuquerque)

 

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, um novo prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenos produtores rurais, que poderão se inscrever até o dia 31 de dezembro de 2022. De acordo com a Rádio Câmara, além de ratificar a data que já havia sido sugerida em 2020, o texto altera pontos do Código Florestal.

Desoneração da folha

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (23/12) que irá sancionar o projeto que prorroga até dezembro de 2023 a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores, medida encarada como essencial para a manutenção de empregos em meio às tentativas de retomada da atividade econômica.

Começa a colheita

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O Rio Grande do Sul, maior produtor de milho primeira safra, iniciou a colheita de 2021/22 em 1% das áreas, atrás dos 3% vistos no mesmo período do ciclo anterior, e em meio a perdas irreversíveis devido à estiagem, principalmente no norte do Estado, disse nesta quinta-feira a Emater-RS. Por outro lado, o plantio do cereal de verão está em 92%, acima dos 90% registrados um ano antes, mas abaixo da média histórica para o período, de 94%.

Tempo em dezembro

(Foto: Mateus dos Santos Gomes/Emater-RS)

 

O mês de dezembro tem trazido situações diferentes no centro-norte e no centro-sul do Brasil, em função das condições climáticas. O boletim de monitoramento da safra de verão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reforça a perspectiva de quebras de produtividade da safra de verão no sul do Brasil, que enfrenta períodos mais secos. Já nas áreas mais ao centro e ao norte do país, a preocupação é com o excesso de chuva.

Triticale

(Foto: Ministério da Agricultura)

 

Produtores das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil passam a saber quais os períodos ideiais para o plantio do triticale, em sistema de sequeiro e irrigado. O Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou a inclusão da culturra no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). A intenção é orientar a expansão do cultivo, visando oportunidades, principalmente na utilização do cereal na alimentação dos animais.

Preços mínimo

(Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa)

 

O Ministério da Agricultura anunciou que dobraram os recuros para o Programa de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). De acordo com a pasta, na quarta-feira (22/12), foi assinada uma portaria interministerial da pasta com o Ministério da Economia, colocando à disposição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) R$ 50 milhões para a subvenção dos produtos comercializados em 2021.

Polêmica

 

(Foto: Roberto Seba/Ed. Globo)

 

Um vídeo sobre sustentabilidade postado em redes sociais provocou polêmica e levou o banco Bradesco a se retratar em uma carta aberta ao agronegócio brasileiro. No vídeo, três pessoas aparacem dando "dicas" de atitudes mais sustentáveis, associando as medidas a um serviço oferecido pela instituição financeira, que permitiria aos clientes calcularem sua "pegada de carbono".

Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021: Agro é Delas. (Foto: Redação Globo Rural )

 

A luta por mais espaço e mais reconhecimento continua e ainda há um caminho a ser percorrido. Mas, no agronegócio, as mulheres têm se mostrado cada vez mais presentes e à frente dos negócios, nas estradas, nos campos e nas empresas. Relembre histórias de mulheres de destaque no setor, algumas delas reconhecidas no Prêmio Mulheres do Agro.

Tendências 2022

(Foto: Estúdio de Criação)

 

O ano de 2021 foi marcado por uma produção agrícola que gerou um Valor Bruto de Produção de mais de R$ 1,1 trilhão. Mas, se os preços de produtos estiveram em níveis elevados, de um lado, os custos também subiram, de outro. Crise logística, efeitos da pandemia, dificuldades na oferta de insumos, embargo da China também foram preocupações do dia a dia dos produtores rurais. E o que toda essa situação leva para 2022? O que esperar dos diversos segmentos do agronegócio no ano que vem? As respostas para essas e outras questões estão na nova edição da revista Globo Rural.
Source: Rural

Leave a Reply