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A consolidação das agtechs no universo das startups e a entrada de investimentos milionários em soluções dentro e fora da porteira marcaram 2021. Projetos de manejo sustentável, rastreabilidade na cadeia produtiva e aproximação do campo à mesa estiveram entre os destaques do ano.

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Com a aceleração do uso de tecnologia nas fazendas aumentando a oportunidade dos negócios, o agronegócio se tornou o terceiro setor com maior número de startups no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups. Nesta retrospectiva, relembre alguns aportes feitos ao longo deste ano e as empresas envolvidas nas transações.

A começar pelas startups iRancho e Sensix, que em janeiro receberam R$ 2,5 milhões em investimentos da BR Angels Smart Network, associação de investimento-anjo. Já em março, a Provivi, de soluções de controle biológico de pragas agrícolas, recebeu uma aporte de US$ 55 milhões (cerca de R$ 298 milhões), dos quais US$ 10 milhões (cerca de R$ 54 milhões) foram provenientes da Bill & Melinda Gates Foundation.

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Em abril, a empresa brasileira Agrosmart comprou a startup argentina BoosterAgro, especializada em agrometeorologia, passando a operar em 48 milhões de hectares em nove países. E em maio, o Radar Agtech Brasil 2020/2021 apontou que o país já contava com 1.574 startups atuando no agronegócio, quantidade 40% superior em relação ao biênio anterior. 

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De acordo com a Associação Brasileira de Startups, em junho, o agro já ocupava a terceira posição no ranking dos setores que mais possuem startups. O levantamento da Abstartups também indicou que 73% delas atuam dentro da porteira. E em agosto, a agtech Muda Meu Mundo, que conecta produtores ao varejo, anunciou ter crescido mais de 400% na pandemia.

No segundo semestre, outros investimentos milionários foram realizados. Em outubro, a startup Amachains, de rastreabilidade com blockchain, recebeu aporte de R$ 400 mil. No mesmo mês, um projeto de criação de um banco para adubação verde no Brasil recebeu aporte de US$ 40 mil do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em dezembro, a startup Agrofy, voltada para marketplace no agronegócio, captou mais US$ 30 milhões em uma nova rodada de investimento, conquistando uma atuação relevante na América Latina.

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Source: Rural

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