Skip to main content

Animal de estimação faz parte da família. E, se você planeja viajar com seu pet para fora do Brasil, é preciso tomar algumas precauções para não passar por transtornos. O Ministério da Agricultura divulgpou algumas orientações. Saiba o que é preciso para ter uma viagem tranquila e curtir com o seu amigão onde estiver. 

LEIA TAMBÉM: EUA mudaram regras para entrada de cães do Brasil. Saiba o que fazer para viajar com seu pet para o país

cachorro e gato (Foto: Getty Images)

 

 

 

É necessário primeiro checar se a saúde do seu bichinho está em dia, para não por em risco a vida do animal e de outros passageiros. O tutor também precisa do Certificado Veterinário Internacional (CVI), emitido gratuitamente pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Este documento serve como um atestado de saúde, contendo informações do histórico de saúde e comprovando que o animal atende às exigências sanitárias do país de destino, como por exemplo ter todas as vacinas em dia.

Outro documento que pode ser usado em viagens é o passaporte animal, que é aceito nos países do Mercosul. Ele é considerado um documento opcional que pode ser feito através de uma Unidade do Sistema Vigiagro habilitada para a emissão do passaporte. 

saiba mais

Animais de estimação viram modelos fotográficos para estimular adoção

Quer saber das novidades do mundo pet? Editora Globo lança o Vida de Bicho

 

O passaporte só é concedido para animais que atendam os seguintes requerimentos: sejam nascidos há pelo menos 90 (noventa) dias no Brasil, sejam criados por proprietários residentes no Brasil e tenham sido examinados por médico veterinário inscrito no CRMV-UF, que ateste a boa saúde dos animais.

É de extrema importância que a viagem seja planejada com antecedência, visto que cada país pode ter diferentes exigência de documentação para autorizar a entrada de animais domésticos. Alguns destinos aceitam o passaporte animal ou o CVI, outros aceitam apenas o CVI e podem requerer outros documentos que atestem a saúde do animal.

Leia mais sobre Planeta Bicho 

 
Source: Rural

Leave a Reply