Skip to main content

A movimentação de contêineres no Porto de Santos neste ano até novembro superou o total de 2020, somando o recorde de 4,4 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), informou nesta quarta-feira a Santos Port Authority (SPA, na sigla em inglês). O volume representa uma alta de 3,5% ante o recorde anual anterior registrado em 2020, de 4,2 milhões de TEU, e está 15,4% acima do mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Volume de frete rodoviário do agronegócio cresceu 37,4% no 3º trimestre

Porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

 

A expectativa da SPA, estatal que é responsável pela administração do porto, é de encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU, alta de 14% em relação a 2020. O porto de Santos possui capacidade total instalada de 5,3 milhões de TEU.

"A distância entre movimentação e capacidade para contêineres vem diminuindo rapidamente. Nosso papel como empresa de planejamento de infraestrutura é assegurar a disponibilidade da oferta antes da chegada da demanda", afirmou o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral.

A autoridade destacou em nota que o porto atingiu o melhor resultado da história considerando o volume de todas as cargas no acumulado do ano, chegando a 134,81 milhões de toneladas.

Os embarques somaram 94,8 milhões de toneladas, enquanto os desembarques atingiram 40 milhões de toneladas.

saiba mais

Calendário eleitoral não gera temor sobre leilões de infraestrutura em 2022, diz ministro

Frigoríficos sugerem transferir carga entre navios estrangeiros para contornar crise nos portos

 

O destaque dos embarques foi o complexo soja, que registrou aumento de 5,4%, alcançando 29 milhões de toneladas. Em novembro, a carga apresentou aumento no ritmo dos embarques, atípico para a ocasião, avançando 102,3% ante o mesmo mês do ano anterior, para um milhão de toneladas.

Também as carnes tiveram desempenho positivo entre os embarques, crescendo 1,7%, para 1,5 milhão de toneladas até novembro, mostraram os dados.

Entre os desembarques, destaque mais uma vez para os adubos, que atingiram 7,3 milhões de toneladas, aumento de 25,2%.

"Os fertilizantes em geral têm crescido, o que reforça a importância de termos mais um terminal dedicado em Santos”, acrescentou Biral, em relação à área STS 53, que será leiloada no ano que vem e está com consulta pública aberta até 16 de janeiro próximo.
Source: Rural

Leave a Reply