Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Confira os destaques desta quarta-feira (22/12)

La Niña no verão

(Foto: Mateus dos Santos Gomes/Emater-RS)

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta uma probabilidade de 60% de ocorrência ao longo do verão do fenômeno climático La Niña, cujos efeitos têm provocado perdas em lavouras de soja e milho e em pastagens do Rio Grande do Sul. Entre este mês e janeiro de 2022, a ocorrência deve ser de forma moderada. "A maioria dos modelos de previsão de ENOS, gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre os meses de dezembro/2021 e janeiro/2022.

Etanol

usina-cana-etanol-açucar (Foto: Editora Globo)

 

Depois de cinco semanas de queda, o preço do etanol voltou a subir no mercado de São Paulo, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre os dias 13 e 17 de dezembro, o indicador do combustível hidratado registrou média de R$ 3,3567 o litro, alta de 1,1% em relação ao período anterior. A referência para o anidro, o avanço foi de 0,99% na mesma comparação, com o litro valendo, em média, R$ 3,8767 o litro.

Renovabio

(Foto: Acervo/Ed. Globo)

 

O Ministério de Minas e Energia negou pedido de distribuidoras de combustíveis para prorrogação do prazo para cumprimento das metas de compra de créditos de descarbonização (CBios) estabelecidas para 2021, no âmbito do programa RenovaBio, e manteve o vencimento em 31 de dezembro, informou a pasta em comunicado nesta terça-feira (22/12). O ministério destacou que a meta de aquisição pelas distribuidoras foi estabelecida em agosto de 2020, "portanto com grande antecedência e conferindo total previsibilidade ao mercado".

Búfalas de Brotas

(Foto: Divulgação/Catharina Bastos)

 

A Polícia de São Paulo prendeu, nesta quarta-feira (22/12), Rinaldo Ferrarezi, um segurança da Fazenda Água Sumida, onde cerca de mil búfalas foram encontradas com sinais de maus tratos, em Brotas (SP). O proprietário da fazenda, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado e é considerado foragido, de acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

Carne irregular

(Foto: Indea)

 

Uma carga irregular de carne bovina produzida em Mato Grosso foi interceptada em Rondônia na madrugada de quinta-feira (16/12) informou nesta terça-feira (21/12), em nota, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Ao todo, 38 peças de carcaças impróprias para consumo foram apreendidas, por não possuir condições sanitárias adequadas.

Hackaton

(Foto: Getty Images)

 

Startups e equipes independentes foram convidadas a pensar soluções socioambientais em uma maratona de três dias chamada HackatAgro, cujo desafio a ser solucionado foi proposto pelo Banrisul. Nele, o objetivo foi levantar caminhos viáveis para mensurar, com precisão, o carbono capturado da atmosfera, pelas lavouras cultivadas, florestas entre outros empreendimentos vinculados ao agronegócio.

Preços de alimentos

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira (22/12), sobre o alto preço dos alimentos, que, apesar de o Brasil não ter problema de abastecimento, "algumas coisas na economia precisam melhorar para que caia a inflação e o preço dos alimentos", embora não tenha especificado o que precisaria melhorar. Ela participou de entrevista ao vivo no programa Fábio Souza, de Goiás.

Ômicron

(Foto: Reuters)

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não tem dados suficientes sobre a nova variante Ômicron do coronavírus para dizer se ela é mais transmissível do que a variante Delta, disse um funcionário da agência nesta quarta-feira (22/12), quase um mês depois que a África do Sul levantou pela primeira vez o alarme sobre o surgimento da nova cepa.

Safra de soja

(Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

Depois de estimar um recorde de quase 21 milhões de toneladas no mês passado, o Paraná passou a projetar a safra de soja 2021/22 em 18,4 milhões, com queda de 7% no comparativo anual, em meio a problemas com clima no Sul, mostraram dados do Departamento de Economia Rural (Deral) nesta quarta-feira (22/12).

Retrospectiva 2021

Embora a soja, produto que lidera a pauta de exportações brasileiras, tenha atingido um recorde de produção neste ano, a quebra da safra de milho impediu que o país colhesse sua maior safra de grãos batendo o recorde do ano anterior. O algodão teve recuo de área e produção, efeito da redução de consumo registrada na pandemia em 2020, e a produção de café, cana e laranja também caiu devido a períodos de seca, geadas e até queimadas.

retrospectiva-agricultura (Foto: Estudio de Criação)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply