Skip to main content

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) reportou, nesta segunda-feira (20/12) um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca no Canadá. De acordo com o boletim, o caso foi confirmado na última quinta-feira (17/12) em um animal, em uma área próxima de Panoka County, na região de Alberta.

 

Canadá registoru caso atípico de mal da vaca louca (Foto: Reuters)

 

De acordo com o boletim da OIE, a suspeita de um caso atípico de mal da vaca louca foi detectada no dia 6 de dezembro, quando um veterinário examinou um vaca de oito anos e meio de idade. O animal, nascido em 13 de abril de 2013, estava machucado e apresentava alguns sintomas de problemas neurológicos.

Testes de laboratório foram feitos e o diagnóstico foi confirmado. Ainda segundo a OIE, a carcaça do animal foi separada e não entrou nas linhas de produção. Até agora, a última ocorrência atípica de mal da vaca louca no Canadá havia sido detectada em 7 de agosto de 2015.

saiba mais

Senador dos EUA quer impedir importações de carne brasileira após notícias sobre "vaca louca"

Mais quatro países suspendem compras de carne do Brasil após caso de vaca louca

 

A ocorrência no Canadá é semelhante a dois casos detectados recentemente no Brasil, em Mato Grosso e Minas Gerais. Situação que levou a uma suspensão de exportações de carne bovina para a China durante pouco mais de quatro meses.

Diferentemente do caso clássico, que ocorre quando os animais consomem produtos de origem animal, o caso atípico ocorre naturalmente em bovinos de idade avançada, tal como o Mal de Alzheimer em humanos. Já o caso clássico ocorre devido a uma proteína presente em produtos de origem animal.
Source: Rural

Leave a Reply