Skip to main content

A baixa ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul, além de prejudicar a trazer expectativas de quebra das safra de soja e de milho, também tem efeitos sobre a pecuária bovina do Estado. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, vinculado à  Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o gado de corte ainda mantém estado corporal satisfatório, mas já é possível observar um menor ganho de peso dos animais.

Chuva prejudica pastagens gaúchas (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

"A ausência de chuvas associada a ventos fortes constantes e à elevação significativa
das temperaturas limitou o desenvolvimento das pastagens. Somente nas áreas mais úmidas
e com lotações adequadas é possível verificar boa disponibilidade de pasto", diz o boletim da empresa de assistência técnica gaúcha.

Os pecuaristas estão aproveitando a falta de chuvas para fazer consertos e manutenção das cercas, abastecer os cochos com sal comum e mineral, aplicar tratamentos antiparasitários e vacinação contra as clostridioses e vacinar os animais contra a raiva herbívora nos locais indicados pelas inspetorias de defesa agropecuária (IDAs).

saiba mais

Sob efeitos da La Niña, Rio Grande do Sul vê perdas em lavouras de milho, soja e na pecuária leiteira

 

O boletim informa ainda que a temporada de monta está na fase final e a parição, praticamente encerrada. As matrizes estão sendo inseminadas com inseminação artificial (IA), inseminação artificial em tempo fixo (IATF) ou colocadas em monta natural.

Baixa pressão

Na próxima semana, a formação de uma nova área de baixa pressão volta a provocar chuva em parte do Estado, segundo previsão do Climatempo. Na segunda-feira, a chuva deve se concentrar entre o centro-oeste e norte do Estado nos períodos da tarde e da noite. Na terça-feira, o tempo fica firme apenas no sudeste do estado. Nas demais áreas são esperadas pancadas de chuva, que ocorrem de maneira irregular ao longo do dia, inclusive na capital, Porto Alegre. Já no Paraná  pode chover nas áreas do sul e leste do estado, mas não há indicação de precipitação no noroeste do Estado.
Source: Rural

Leave a Reply