Skip to main content

Em diversas ocasiões da história do Brasil, casos de febre aftosa provocaram perdas no rebanho, trouxeram prejuízos para pecuaristas e colocaram em xeque o status sanitário da pecuária brasileira. Ao longo das últimas décadas, o combate à doença envolveu uma série de ações que, no contexto atual, desembocam no plano nacional de retirada da vacinação para trazer ao país a condição de livre de febre aftosa sem imunizar o rebanho.

(Foto: Divulgação)

Essa "epopeia" do controle da aftosa é contada no livro "Adeus ao vírus – Erradicação da febre aftosa: a participação de Mato Grosso na maior epopeia veterinária das Américas", de autoria dos jornalistas Sérgio de Oliveira e Martha Baptista. Partindo do contexto da pecuária mato-grossense, e consultando pesquisadores, médicos-veterinários, pecuaristas e outros representantes da cadeia produtiva, eles contam a história do combate à doença no Estado, em outras regiões do Brasil e outros países da América Latina.

Sérgio e Martha explica que a publicação, com mais de 300 páginas, narra como o vírus da febre aftosa foi identificado pela primeira vez, na Itália, ainda no século 16 e a chegada às Américas, no século 19. Conta também como a aftosa foi erradicada nos Estados Unidos, onde o vírus não circula desde 1929. Relata também experiências de quem teve que lidar com a doença quando ainda não havia disponibilidade de vacinas, além de iniciativas como a criação de entidades como o Panaftosa e campanhas contra a doença.

saiba mais

Conservação de frutas nativas do Brasil é tema de livro

Desenvolvimento sustentável do agro é tema de livro

 

"'Adeus ao vírus' traz ainda um panorama da situação atual no continente sul-americano, onde apenas a Venezuela registra casos da doença, e abre espaço para a discussão do momento: se o Brasil está realmente preparado para retirar a vacinação", afirmam, em nota, os responsáveis pela publicação. O lançamento está marcado para 16 de dezembro, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Source: Rural

Leave a Reply