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Grupo de jovens de Goiânia prepara terreno para a instalação de horta comunitária em cooperativa de catadores. (Foto: Divulgação )

 

 

Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1985, visando chamar a atenção para a importância da solidariedade em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

No cenário de pandemia, que tornou mais evidentes situações de vulnerabilidade, ações sociais ganharam força em diversos segmentos, inclusive no agro. Conheça algumas iniciativas de voluntariado e ações sociais realizadas por empresas e entidades representativas do setor.

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Capacitação Profissional

A Suzano, do setor de celulose e papel, é parceria do projeto Formare, desenvolvido pela Fundação Iochpe desde 2005, que incentiva a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Na empresa, é oferecido o curso de operador de processo de produção nas unidades Suzano (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA). Neste ano, a ação foi ampliada para Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES). Segundo a Suzano, atualmente, cem jovens estão em formação e 300 educadores voluntários fazem parte do programa, que integra o Projeto Voluntariar da empresa.

Voluntariado em grupo

A Copersucar, do setor de açúcar e etanol, incentiva a ação voluntária em grupo entre seus próprios funcionários. Segundo a empresa, eles atuam em diversas campanhas, ações e eventos em diferentes períodos do ano. Uma das iniciativas foi a arrecadação de uma geladeira, que foi doada para uma entidade que acolhe crianças. Alguns desses voluntários participam também da iniciativa "oficial" da companhia, chamada de Conecta, que visa capacitar adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade para o empreendedorismo.

Agro Fraterno

 (Foto: Agência Brasil)

 

 

Lançado em maio de 2021 pelo Instituto Pensar Agro (IPA), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Agro Fraterno contabilizou, no início de novembro, a arrecadação de 533,969 mil quilos de alimentos e mais de R$ 500 mil em recursos. De acordo com os responsáveis, o projeto surgiu com a intenção de ajudar famílias que foram atingidas pelos efeitos econômicos trazidos pela pandemia de Covid-19. Envolve a participação de produtores rurais e entidades representativas do agronegócio.

Agricultura no Sertão

Em Betânia, no Sertão do Piauí, o Instituto Novo Sertão, uma organização não-governamental utiliza hortas orgânicas para promover a geração de renda para famílias da região. A iniciativa, chamada de Quintais Agroecológicos, promove ensino sobre agroecologia e dimensiona os locais de plantio para terem excedente de produção. Os alimentos que não são consumidos pelos próprios participantes são vendidos em uma feira local. O Instituto Novo Sertão faz parte do projeto VOA, sob mentoria da Ambev, empresa do setor de bebidas.

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Doação de alimentos

Através de seu programa interno de voluntariado, a Mosaic Fertilizantes realizou pelo terceiro ano consecutivo uma iniciativa de arrecadação de alimentos, que foram doados para comunidades em nove estados brasileiros. Segundo a empresa, neste ano, foram 202 toneladas (o equivalente a mais de 10 cestas básicas), com a expectativa de beneficiar mais de 40 mil pessoas. O volume arrecadado é o dobro do ano passado. A entrega dos alimentos é feita por grupos de voluntários da própria companhia.

Pequenos produtores

Em outubro, a Fundação Banco do Brasil lançou a campanha solidária Brasileiros pelo Brasil, que integra outras divisões da própria instituição financeira, além de empresas parceiras. A iniciativa prevê a arrecadação de recursos para a compra de produtos agrícolas de agricultores familiares e itens da cesta básica, distribuídos para famílias em vulnerabilidade social. Segundo o banco, além da entrega de cestas básicas, parte dos recursos arrecadados deve ser usada em ações de desenvolvimento de economias locais e geração de renda.

Parceria com a Unicef

O Instituto BRF, mantido pela empresa de carne de aves e suínos, é parceiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em iniciativas de acesso à higiene, saneamento, conectividade e apoio social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Segundo a empresa, já foram feitos R$ 4,5 milhões em doações por parte do Instituto ao Fundo das Nações Unidas. Segundo a empresa, os recursos devem beneficiar mais de 15 mil pessoas, incluindo pais e professores, nos territórios onde a empresa atua no Brasil.
Source: Rural

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