Skip to main content

Os próximos dias serão marcadas por uma ausência de chuva em grande parte das regiões produtoras do Sul, incluindo o Paraguai e o sul do Mato Grosso do Sul. No entanto, entre domingo (5/12) e segunda-feira (6/12), algumas áreas de instabilidade associadas a ventos levarão chuvas para grande parte da faixa leste do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

São Paulo é o único estado do Sudeste que segue sem receber chuvas volumosas nas regiões produtoras (Foto: Getty Images)

 

"Já no interior do estado gaúcho, oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina, não há previsão de chuvas na segunda-feira (6/12)", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

No Sudeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estão recebendo chuvas muito mais regulares do que São Paulo. "Áreas de instabilidade associadas ao corredor de umidade que se formou ao longo desta semana formando uma das primeiras Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) coloca muita chuva  em todas as regiões produtoras de MG, com exceção do Triângulo Mineiro, colocando em cheque o pleno desenvolvimento das lavouras".

Em São Paulo, só há mudança nesse padrão na segunda-feira (6/12), quando o estado deve receber chuvas em grande parte das regiões produtoras da metade leste e norte.

 

saiba mais

Clima do RS favorece plantio da soja e do milho; colheita do trigo atinge 98%

Acordo visa promover agricultura urbana, redução de pobreza e resiliência climática em São Paulo

 

Do mesmo jeito que vem sendo há semanas consecutivas, a tendência é de chuva para o Centro-Oeste, com exceção da região sul do Mato Grosso do Sul. Metade norte do MS, Rondônia, Mato Grosso e Goiás ainda terão chuvas regulares, frequentes e intermitentes nos próximos dias. "Todo mês de dezembro será marcado por chuvas constantes sobre as áreas produtoras do Centro-Oeste", alerta Santos. As chuvas contínuas seguem causando apreensão, atrapalhando a aplicação de defensivos, manejo e os tratos culturais.

O Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piaui e Bahia) ainda continua a receber chuvas contínuas, porém algumas áreas da região leste do Tocantins não estão recebendo precipitações volumosas. De acordo com o agrometeorologista, não é uma ausência, mas sim chuvas irregulares. "Para o oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, a tendência para o mês é de chuva regular, mantendo boas condições para o desenvolvimento das lavouras".
Source: Rural

Leave a Reply