Skip to main content

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinou um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo, nesta semana, para o desenvolvimento da agricultura urbana na capital paulista. Em missão no Brasil, o diretor-geral do instituto, o veterinário argentino Manuel Otero, reuniu-se com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e firmou um acordo com a Secretaria de Mudanças Climáticas.

"Estamos começando a trabalhar com o conceito de resiliência das cidades pela agricultura urbana”, disse o secretário da pasta, Antônio Pedro, de acordo com o divulgado pelo IICA.

Acordo entre a prefeitura e o IICA visa promover agricultura urbana, melhoria da qualidade de vida e resiliência climática (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

A intenção é contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas agroalimentares, tendo em vista as discussões da Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada em setembro, e da COP26. A redução da pobreza e a melhoria das condições de vida na cidade de São Paulo também estão nos planos do acordo, segundo o Instituto.

“O IICA tem uma trajetória de décadas de contribuição para a agricultura brasileira e é sumamente respeitado", pontuou Pedro. O secretário indicou que a ideia é desenvolver estudos, análises e projetos com o objetivo de conciliar agricultura e resiliência urbana diante da mudança do clima. O formato dessa associação será discutido nas próximas semanas.

saiba mais

Agricultura urbana beneficia cooperativa de catadores, em Goiás

Estudo indica ações nos municípios para reduzir emissões de gases de efeito estufa

 

“Para o IICA, esse protocolo e esse encontro com a maior cidade sul-americana representa um ato da maior importância, uma vez que estamos construindo uma ponte com a prefeitura de São Paulo com vistas à transformação e à melhoria das condições de vida de todas as pessoas que vivem nas periferias urbanas, buscando produzir mais e melhores alimentos e proteger o meio ambiente”, declarou Manoel Otero.
Source: Rural

Leave a Reply