Skip to main content

O bom início de desenvolvimento da safra de verão 2021/2022, com perspectiva de produção recorde de soja e recuperação da oferta interna de milho após a quebra registrada na última temporada, indicam um cenário positivo para a agropecuária nos próximos meses, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (01/12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados da Conab e do Cepea.

Safra recorde de soja no Brasil deve pressionar preços do grão no mercado internacional, avalia Ipea (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

 

A perspectiva é de safra recorde para a soja (+3,4%), recuperação e expectativa de recorde na produção de milho (+34,1%), leve queda na produção de arroz (-1,8%) e alta na produção de algodão (+12,6%).

saiba mais

Anec reduz previsão de embarques de soja e milho em novembro

 

 

"Se confirmada [a previsão], o Brasil deve recuperar seu protagonismo no mercado internacional, como segundo ou terceiro maior exportador mundial da cultura, além de ter uma recuperação dos estoques esperados ao final do ano-safra 2022/23”, observa, em nota, o superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Allan Silveira.

No caso da soja, o Ipea ressalta que a maior oferta no Brasil, acompanhada de uma boa safra nos Estados Unidos e estoques elevados na China, deverá pressionar os preços internacionais. Já para o milho, a perspectiva é de demanda aquecida,  o que tende a manter os preços em torno da estabilidade. 

saiba mais

B3 estreia negociações com novo contrato futuro de soja

 

“Os preços internacionais apresentam tendência de crescimento graças ao movimento de recomposição de estoques por parte de diversos países e ao aquecimento da demanda por grãos, principalmente os destinados para ração animal”, destaca o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior, ao ressaltar que o clima contribuirá para a formação dos preços dos produtos agropecuários.

"Além disso, o Brasil é um dos principais produtores e exportadores da maior parte das commodities analisadas neste estudo. Qualquer mudança na estimativa de produção brasileira impacta também os preços internacionais”, completa a pesquisadora associada do Ipea e uma das coordenadoras da publicação, Ana Cecília Kreter.

 
Source: Rural

Leave a Reply