Skip to main content

O Brasil deve terminar 2021 com exportação recorde de carnes de aves e suínos, mas isso não deve comprometer o abastecimento do mercado interno. A avaliação está em relatório  mercado divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura (Mapa).

A autarquia estima embarques de 4,46 milhões de toneladas de carne de frango. Mas a disponibilidade interna deve aumentar 3% neste ano, para 10,9 milhões de toneladas, acompanhando uma tendência de alta de produção, que pode chegar a 15,3 milhões de toneladas de carne de aves, 4,5% a mais que em 2020.

"Como consequência, a quantidade de carne de frango disponível para os brasileiros no ano também é a maior registrada na série histórica, passando de 50 quilos por habitante", diz a Conab, no comunicado.

Produção de carne de frango deve passar de 15 milhões de toneladas neste ano, de acordo com a Conab (Foto: Leo Drumond/Ed. Globo)

 

Os preços recebidos pelos avicultores seguem tendência de alta, avaliam os técnicos. Parte desse movimento é explicada pela maior demanda pela carne de frango.  A outra parte é justificada pelo aumento dos custos, especialmente com o milho e o farelo de soja, insumos essenciais para a alimentação dos planteis nas granjas.

Leia mais sobre avicultura e suinocultura

Só para se ter uma ideia, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), citados pela Conab, a despesa com a alimentação dos planteis praticamente dobrou de julho de 2018 a julho de 2021. A participação desse item no custo total do setor passou de 68% para 76% nesse período.

No atacado, os preços da carne de frango estão mais baixos, informou, nesta semana o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, é uma tentativa de elevar a liquidez do mercado, para estimular vendas e evitar acúmulo de estoques.

Carne suína

Na carne suína, o cenário é semelhante, informa a Companhia Nacional de Abastecimento. Com um plantel em torno de 42 milhões de cabeças, o Brasil deve produzir 4,45 milhões de toneladas de carne de porco e vender para o mercado externo 1,24 milhão.

"O maior volume de carne produzida reflete na elevação da disponibilidade deste tipo de carne do mercado, o que garante a oferta interna e mantém a quantidade de produto por habitante estável, próximo da marca de 15 quilos por pessoa", diz a autarquia.

Os técnicos explicam que os suinocultores também sofrem com a alta do milho. Mesmo com a entrada da segunda safra no mercado, os preços do cereal vêm pesando na planilha de custos. E a pressão é baixista para os preços da carne suína.

saiba mais

Com novas liberações, suinocultura brasileira espera aumento expressivo de exportações para a Rússia

Consumidor quer e pode pagar por ovo de galinha livre de gaiola, diz diretor da Granja Mantiqueira

 

"Apesar da entrada da segunda safra de cereal, os valores de comercialização deste insumo continuam pesando no custo de produção. No sentido contrário, o mercado continua com pressão baixista dos preços para este tipo de carne, dando relativa estabilidade das cotações, sem espaços para avanços consideráveis", diz a Conab.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no início deste mês, o preço do suíno vivo caiu mais que o do milho e do farelo de soja no mercado independente (sem contrato de integração com a indústria). A situação interrompeu o movimento de recuperação do poder de compra do suinocultor.
Source: Rural

Leave a Reply