Skip to main content

A Black Friday, conhecida por descontos variados no comércio de diversos produtos, também é vista como oportunidades para o setor do agronegócio. Mas o momento, que poderia ser de aproveitar preços melhores, é marcado pela incerteza, em meio à crise de abastecimento de insumos, como fertilizantes e defensivos. Indústrias do setor consultadas por Globo Rural não confirmaram a disponibilidade de ofertas com valores mais em conta.

A reportagem entrou em contato com Corteva, Syngenta, Bayer, Basf e Mosaic. Nenhuma delas informou o que foi preparado para a black friday deste ano em comparação com o ano passado ou mesmo se seriam aplicados descontos em produtos de alta demanda.

saiba mais

Globo Rural premia as Melhores do Agronegócio no dia 30 de novembro

 

Pulverização de defensivos químicos em lavoura (Foto: Divulgação John Deere)

 

A Bayer, por sua vez, informou apenas que ação para a Black Friday é mais voltada a serviços e em um modelo de vantagens atrelado ao seu programa de fidelidade. “Até o dia 26, [produtores poderão] participar de uma maratona de resgates, recebendo pontos de volta em serviços selecionados na Orbia, marketplace da empresa, após o resgate de serviços que totalizem 50.000 pontos”, explica a empresa, em comunicado.

saiba mais

Área de aplicação de defensivos agrícolas cresce no Brasil

 

No marketplace Orbia, a responsabilidade por eventuais promoções é de cada uma das 300 lojas que integram a plataforma de e-commerce, explica Guilherme Pereira, head de marketing e planejamento estratégico. No entanto, admite que “apesar desse momento de incerteza, a gente vê um crescimento grande [do interesse do produtor]. A demanda também é grande, existe uma expectativa relacionada à disponibilidade em volume”.

Pereira acredita, no entanto, que seja qual for o estoque disponível,  ou mesmo em compras para entrega futura, o produtor rural deve encontrar condições especiais. “Incerteza sobre a oferta, mas oportunidade com desconto”, diz.

Leia mais matérias sobre empresas e negócios no site da Globo Rural

Serviços relacionados à gestão de agricultura de precisão, análises de solos, imagens de satélites, estações meteorológicas estão entre as demandas dos agricultores. E mesmo se o produtor não estiver capitalizado, há ainda a opção de barter, a troca de produto por insumo. “Ele consegue comprar os insumos considerando o pagamento lá na frente em grãos”, resume.

O Clube Agro, outra plataforma de e-commerce, promete condições especiais em produtos de marcas parceiras, como as empresas Brevant® Sementes, Corteva Agriscience, Elanco e Mosaic Fertilizantes. Mas não deixa claro quais são as condições. Destaca apenas que, através de seu programa de relacionamento, o produtor poderá ganhar 8 mil pontos ao registrar sua primeira nota fiscal e 4 mil pontos ao fazer seu cadastro. 

saiba mais

China pode avaliar maneiras de encurtar prazos de aprovação de transgênicos

 
Source: Rural

Leave a Reply