Skip to main content

A tendência para esta quinta-feira (25/11) é de tempo aberto em grande parte das regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Somente na Zona da Mata Mineira há possibilidade de pancadas de chuva irregulares e de fraca intensidade.

Com exceção do Sudeste, todas as regiões terão chuvas no Brasil (Foto: Getty Images)

 

De acordo com o boletim da Rural Clima, a partir da sexta-feira (26/11), com o avanço da frente fria que está hoje sobre o sul do Brasil, o tempo fecha, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, levando chuva generalizada a grande parte das áreas produtoras.

"Essas chuvas serão de extrema importância para a elevação dos níveis de umidade do solo, mantendo uma condição favorável à continuidade do plantio da soja que segue avançando e também ao desenvolvimento das lavouras de café, cana-de-açúcar, hortaliças e outras culturas", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

O Sul do país deve ter chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (25/11). Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria sobre a região da fronteira oeste se formam e, ao longo do dia, há previsões de chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (26/11), essas áreas permanecerão sobre o estado, porém de forma mais branda. Desta forma, as chuvas devem suceder apenas até essa madrugada. No final de semana, o tempo aberto retorna em grande parte das regiões do estado gaúcho.

"A partir de sexta-feira (26/11), esse sistema avançará sobre Santa Catarina e Paraná e causará chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras dos estados, mantendo uma ótima condição para as lavouras, principalmente da soja e do milho", alerta o agrometeorologista.

saiba mais

Área de aplicação de defensivos agrícolas cresce no Brasil

Anec estima exportação de 2,6 milhões de toneladas de soja em novembro

 

O tempo volta a fechar em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse retorno das chuvas preocupa os produtores, porque apesar de alguns dias de céu aberto, o mês de novembro se mostra com excesso de chuvas, inviabilizando as atividades de campo. "Estão chegando muitos relatos de sojas amarelas, queda de botões florais, e condições gerais nada favoráveis à produtividade".

Após alguns dias de tempo aberto, as chuvas voltam a ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Somente o oeste da Bahia se manterá com tempo aberto e sem previsão de chuva até o fim de semana. A presença de áreas de instabilidade deve manter o tempo fechado em grande parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Pará ao longo da próxima semana.

"Corram com os tratos culturais e plantios ao longo das próximas 48 horas, porque a partir de domingo o tempo fecha completamente e as condições ficam extremamente desfavoráveis às atividades de campo", avisa Santos.
Source: Rural

Leave a Reply