Skip to main content

O governo brasileiro pleiteia uma mudança na legislação do Paraguai para permitir a criação de tilápia no lago a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o que é proibido no país. O assunto foi discutido na quarta-feira (24/11) pelos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, em reunião com a participação da ministra Tereza Cristina e do secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior.

“Existe uma lei dentro do parlamento paraguaio que precisa ser alterada. Estamos fazendo as tratativas não só com o poder executivo, mas também no legislativo para avançarmos nessa grande pauta para a aquicultura, para a piscicultura, para a tilapicultura e também para o Paraná, que já é o maior criador de tilápia do Brasil”, explica Seif.

De acordo com o Ministério da Agricultura, legislação brasileira permite a criação de tilápias no lago de Itaipu. Mas é preciso uma alteração na legislação paraguaia (Foto: Shutterstock)

 

Em uma mensagem em vídeo, ao lado da ministra Tereza Cristina, divulgada pelo Ministério da Agricultura, Seif afirmou que o lago de Itaipu tem potencial para produção de 400 mil toneladas de tilápia, com metade do volume para o lado brasileiro e metade para o lado paraguaio. "Do lado brasileiro, 40% da nossa produção de tilápia será incrementada por esse projeto", disse o secretário.

No vídeo, a ministra Tereza Cristina informa que, no Brasil, a legislação já permite a criação de tilápias no lago de Itaipu. E que a intenção é buscar um entendimento sobre "esse investimento, que será importantíssimo para os dois países".

saiba mais

Brasil libera dados de 1,4 mil barcos de pesca para plataforma global

Receita de exportação da piscicultura até setembro já supera total de 2020, diz Embrapa

 

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápias, de acordo com dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBr). A edição de 2021 do Anuário da Piscicultura, publicada pela entidade, registra que a espécie representa 60,6% da produção nacional.

Em 2020, foram 486.155 toneladas, um crescimento de 12,5% em relação a 2019, o melhor desempenho entre peixes de cultivo. De acordo com a PeixeBr,  a região Sul lidera a produção de tilápia no Brasil, respondendo por 44% do total (213.351 toneladas em 2020), com destaque para o Paraná.
Source: Rural

Leave a Reply