Skip to main content

 

Confira os destaques desta sexta-feira (19/11)

Consumo de vegetais

 (Foto: Micolo J/CCommons)

 

O Ministério da Agricultura divulgou, nesta sexta-feira (19/11), uma pesquisa realizada entre 2019 e 2020 que, de acordo com a pasta, atesta a segurança do consumo de vegetais no Brasil. Segundo o levantamento, 89% das amostras analisadas indicaram estar em conformidade com a legislação brasileira relacionada à aplicação de defensivos agrícolas, entre eles alho, avelã, café, cebola, manga e pimenta-do-reino.

Carnes para a Rússia

(Foto: Editora Globo)

 

O Brasil terá uma cota de exportação livre de tarifa de 300 mil toneladas de carne para a Rússia, sendo 200 mil e bovina e 100 mil de carne suína, por um período de seis meses. De acordo com o Ministério da Agricultura, a informação foi passada por autoridades russas à ministra Tereza Cristina, durante reunião, nesta semana, em que foi discutido também o comércio bilateral de fertilizantes.

Polêmica nos Estados Unidos

(Foto: CNA/Wenderson Araújo/ Trilux)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nota repudiando o pedido feito pela Associação dos Produtores de Carne dos Estados Unidos (NCBA) ao Departamento de Agricultura do país (USDA) para impedir a entrada de carne brasileira no mercado americano. O argumento dos americanos é a detecção de casos atípicos de mal da vaca louca, que levaram também à suspensão de exportações do Brasil para a China.

Arroba do boi

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Os preços do boi gordo mantém a trajetória de forte recuperação neste mês. O indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta uma valorização de 21,74% até esta quinta-feira (18/11), quando a arroba fechou cotada a R$ 313. Nos últimos quatro dias, a média dos negócios tem se mantido acima dos R$ 300 por arroba. Apenas de quarta (17/11) para esta quinta-feira, a alta foi de 2,69%.

De volta para o passado

(Foto: Marcon Logística)

 

A escassez mundial de contêineres que têm tirado o sono de importadores e exportadores em todo o mundo desde o ano passado provocou uma volta ao passado para permitir os embarques de alguns produtos agrícolas no Porto de Paranaguá. Cargas de gergelim, madeira e fubá já foram exportadas neste semestre direto no porão dos navios, na modalidade conhecida como break bulk (carga solta), acondicionadas em sacarias ou big bag e, nos próximos dias, cerca de 20 mil toneladas de feijão caupi também serão embarcadas para a Índia fora de contêineres.

Desmatamento na Amazônia

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira que o governo ainda está analisando os novos números do desmatamento na Amazônia, divulgados na quinta (18/11), mas defendeu as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), usadas para tentar conter as ilegalidades na região. Até a publicação dos dados do sistema Prodes, que consolida o desmatamento em 12 meses – de julho de 2020 a agosto de 2021 -, Mourão apostava em uma queda de 5% do desmatamento em relação aos 12 meses anteriores. Um número ruim, mas não tanto quanto os 22% de aumento revelados na quinta-feira.

Reservatórios das hidrelétricas

(Foto: Getty Images)

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a projeção de chuvas para as áreas das hidrelétricas no país, passando a ver volumes levemente abaixo da média histórica no Sudeste e Centro Oeste, onde estão os principais reservatórios do Brasil, que sofreram neste ano com a maior seca em mais de 90 anos. As chuvas no Sudeste/Centro-Oeste agora estão estimadas em 98% da média histórica em novembro, ante 112% no relatório da semana anterior. Em relação aos reservatórios, a projeção é que eles cheguem até o fim do mês com 19,8% da sua capacidade na região Sudeste/Centro-Oeste, contra projeção de 21,3% feita na semana passada.

Plataforma global

(Foto: Getty Images)

 

A Igreja Católica tornou abertas as inscrições de participantes em uma plataforma na internet com a intenção de ampliar discussões e estimular a consciência ambiental. O aumento das participações foi anunciado em um cenário de avaliação relativamente negativa dos resultados da última Conferência da ONU sobre o Clima (COP26).

Aquisição

(Foto: Divulgação)

 

A Ouro Fino Saúde Animal Participações divulgou no período da noite da quinta-feira, 18, Fato Relevante no qual informa que a sua controlada Ouro Fino Saúde Animal Ltda., celebrou um contrato de compra e venda com o objetivo de adquirir a totalidade das quotas sociais de emissão da Regenera Medicina Veterinária Avançada Ltda.

Empregos na citricultura

 (Foto: Viviane Taguchi)

 

A produção de laranjas gerou 11.469 novos postos de trabalho, de julho a setembro de 2021, período que marca o primeiro trimestre da safra 2021/22. O resultado representa crescimento de 8,6% ante o mesmo período no ano passado. O número corresponde a 6,18% dos 185.677 postos de trabalho criados pela agricultura no Brasil no período, informa a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Source: Rural

Leave a Reply