Skip to main content

Um vaqueiro da cidade de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, passou por uma cirurgia de reimplante após ter seu dedo parcialmente amputado durante uma vaquejada em Venturosa, também no Agreste, de acordo com o portal G1.

De acordo com as regras da vaquejada, todo boi precisa estar com um protetor na cauda, que funciona como uma espécie de extensão do rabo do animal  (Foto: Turismo Bahia/CCommons)

 

Em entrevista ao “Bom Dia Pernambuco”, da TV Globo, Júnior Valentim, de 34 anos, contou que estava soltando o protetor do rabo do boi, quando seu dedo foi quase arrancado. “Eu enrolei direito, mas, quando fui soltando, o protetor quase arrancou meu dedo. Um erro meu, uma fatalidade. Eu sou profissional em fazer isso, toda semana estamos de vaquejada em vaquejada”.

De acordo com a reportagem, o cirurgião de mãos Rui Ferreira operou o vaqueiro. O profissional afirmou que nunca havia visto um acidente desse tipo em vaquejadas.  “Tenho mais de 40 anos correndo em vaquejada, mas nunca tinha visto nenhum acidente desse. Já vi cavalo cair, boi cair, o vaqueiro se machucar, até fatais. Mas como esse nunca tinha visto”.

saiba mais

Sistema computadorizado usa imagens para detectar sinais de dor em cavalos

PBR abre temporada brasileira de 2022 no Rodeio de Jaguariúna

 

Após o acidente, o dedo de Valentim ficou ligado à mão apenas pelo tendão. O trabalho do médico foi de juntar novamente os vasos e as veias rompidos e reimplantar. “É preciso restabelecer o fluxo sanguíneo para que o dedo fique vivo. O nervo precisa voltar a ter sensibilidade, o osso já tinha sido feito porque ele não teve uma fratura, teve apenas uma luxação, ou seja o osso desencaixou da articulação”, explicou o cirurgião.

A cirurgia foi feita na segunda-feira (15/11). O vaqueiro deve passar por uma avaliação médica nesta semana para saber como está o processo de recuperação. "Quero melhorar e pedir a Deus que não aconteça novamente, porque eu vivo da vaquejada”.

*com informações do G1
Source: Rural

Leave a Reply