Skip to main content

A Polícia Militar de Roraima entrou em confronto com grupos indígenas durante uma operação de retirada de um bloqueio de estrada, disse o governo daquele Estado nesta quarta-feira, em meio a um aumento das tensões na reserva indígena Raposa Serra do Sol devido ao garimpo ilegal de ouro e a invasões de terra.

A reserva Raposa Serra do Sol, cenário do incidente ocorrido na terça-feira, torna-se um estopim de movimentos indígenas rivais do país. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro visitou uma facção que compartilha seu apoio ao garimpo em terras indígenas.

Indigenas ianomamis (Foto: Reuters)

 

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) disse que seis pessoas ficaram feridas em um confronto que classificou de "invasão". O grupo compartilhou fotos das consequências no Facebook, inclusive uma imagem de homens indígenas com ferimentos ensanguentados na cabeça e no peito.

O CIR diz que as barricadas pretendem impedir a entrada de garimpeiros no território.

Em comunicado, o governo de Roraima disse que a Polícia Militar do Estado estava obedecendo uma ordem judicial que proíbe bloqueios de estradas.

A polícia disse ainda que inicialmente os organizadores do bloqueio se dispersaram quando a tropa chegou, mas que voltaram mais tarde com um grupo de cerca de 100 pessoas armadas com arcos, flechas e facões.

Uma policial foi atingida por uma flecha na perna, disse o comunicado, acrescentando que ela se recupera bem.

"Em momento algum foi utilizada arma ou munição letal", afirma a nota.

saiba mais

Indígenas do Brasil dizem à COP26 que são necessários para resolver a crise climática

Governo autoriza envio da Força Nacional de Segurança para área indígena com cultivo de soja no RS

 

São crescentes as tensões entre os dois principais grupos indígenas de Raposa Serra do Sol, conforme a Reuters noticiou no início deste ano.

O CIR promete proteger a terra dos garimpeiros de ouro, que escavam cada vez mais na reserva.

Um grupo rival, a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), apoia o garimpo de ouro e argumenta que tem direito de explorar recursos no subsolo.

A Sodiurr foi aos tribunais para pedir a retirada dos bloqueios de estrada.

Em um comunicado, a Sodiurr disse que apoiou a operação policial e que a barricada vem "excitando violência entre indígenas".

Bolsonaro dá seu aval à Sodiurr, e já se encontrou várias vezes com lideranças do grupo, visitou uma de suas comunidades na reserva no mês passado e endossou sua visão sobre a mineração em terras indígenas.

Ativistas dos direitos indígenas dizem que Bolsonaro está exacerbando as tensões entre os povos indígenas através de métodos do tipo "dividir para conquistar", que historicamente ajudaram a destruir terras nativas em todo o mundo.
Source: Rural

Leave a Reply