Skip to main content

 

Confira os destaques desta quarta-feira (17/11)

Vacinação contra aftosa

(Foto: Seapec/CCommons)

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que ainda não considera a hipótese de prorrogar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, apesar de haver relatos de falta de doses em revendas de seis estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. A afirmação foi feita à Globo Rural por Ana Carlos Vidor, chefe da Divisão de Febre Aftosa do Mapa.

Desoneração da folha

 (Foto: Cleia Viana)

 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17/11) o projeto de lei que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento de empresas de diversos setores da economia considerados massivos em mão-de-obra. Como a votação tinha caráter conclusivo, o texto não precisará passar pelo Plenário da Casa e será enviado ao Senado Federal.

Mercado de soja

(Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Beneficiado pelo clima favorável, o plantio de soja segue acelerado no Brasil, em fase final em algumas regiões. E, com a expectativa de bom desenvolvimento das lavouras e de boa produtividade, os preços do grão no mercado brasileiro seguem pressionados, sinalizam os indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, os produtores têm se mostrado mais dispostos a negociar os estoques remanescentes da safra 2020/2021, com a intenção de abrir espaço para a safra nova. Com isso, entre os dias 5 e 12 de novembro, a referência para a soja com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) acumulou baixa de 2,18%, fechando a R$ 159,17 a saca de 60 quilos (em 12/11).

Mercado de milho

(Foto: Getty Images)

 

Os preços do milho mantêm a tendência de queda neste mês. O indicador medido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta uma desvalorização de 4,72% neste mês, com a saca de 60 quilos cotada a R$ 82,74 na terça-feira (16/11). De acordo com os pesquisadores, o compradores estão mais afastados do mercado disponível do grão. Ao mesmo tempo, produtores têm se mostrado mais dispostos a negociar, para compor o caixa ou para liberar espaço nos armazéns para a safra nova, que está em fase de plantio.

Gênero no campo

(Foto: Marcelo Curia)

 

Homens brancos e com pelo menos 55 anos de idade representam a maior parte da agropecuária no Rio Grande do Sul, contatou um estudo feito pelo pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG-RS) do Governo do Estado. Do total, 71% dos empresários e trabalhadores rurais são do gênero masculino.

União Europeia

(Foto: Arquivo/EFE)

 

A Comissão Europeia adotou nesta quarta-feira novas regras para impedir o desmatamento provocado pelos países do bloco, inovar na gestão de resíduos sustentáveis e melhorar a qualidade dos solos. As medidas fazem parte da implementação do chamado "Acordo Verde Europeu". "As novas regras propostas garantiriam que os produtos que os cidadãos da UE compram, usam e consomem no mercado da UE não contribuem para a desflorestação e degradação florestal global", diz um comunicado divulgado pelo braço executivo da UE.

Acidente na vaquejada

(Foto: Turismo Bahia/CCommons)

 

Um vaqueiro da cidade de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, passou por uma cirurgia de reimplante após ter seu dedo parcialmente amputado durante uma vaquejada em Venturosa, também no Agreste, de acordo com o portal G1. Em entrevista ao “Bom Dia Pernambuco”, da TV Globo, Júnior Valentim, de 34 anos, contou que estava soltando o protetor do rabo do boi, quando seu dedo foi quase arrancado. “Eu enrolei direito, mas, quando fui soltando, o protetor quase arrancou meu dedo. Um erro meu, uma fatalidade. Eu sou profissional em fazer isso, toda semana estamos de vaquejada em vaquejada”.

Confronto em Roraima

(Foto: Reuters)

 

A Polícia Militar de Roraima entrou em confronto com grupos indígenas durante uma operação de retirada de um bloqueio de estrada, disse o governo daquele Estado nesta quarta-feira, em meio a um aumento das tensões na reserva indígena Raposa Serra do Sol devido ao garimpo ilegal de ouro e a invasões de terra.
Source: Rural

Leave a Reply