Skip to main content

Em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta quarta-feira (17/11), o ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite fez um balanço sobre a Conferência do Clima (COP26), realizada em Glasgow, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro. Para ele, a criação de um mercado global de carbono foi uma conquista, mas os países desenvolvidos deixaram a desejar no financiamento da economia verde.

"Os países ricos não fizeram a lição de casa. Estivemos lá cobrando os recursos, mas vários deles postergaram para 2025, uma frustraçao global", lamentou, ao dizer que a União Europeia foi um dos atores que falhou. 

saiba mais

Após negociações na COP26, países decidem manter grupo de trabalho sobre agricultura sustentável

 

Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, e Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, reunidos nesta quarta-feira (17/11) (Foto: Reprodução/Agência FPA)

 

Por outro lado, segundo o ministro, o Brasil foi a comitiva que mais comemorou a criação de um mercado global de carbono e, com isso, a agricultura será um dos setores mais privilegiados. "Citamos um pouco etanol e celulose, que já são mercados [de carbono] prontos, e a agricultura segue na mesma direçao de ser menos emissora", disse. 

O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), adicionou que os biocombustíveis fazem parte da economia verde que o Brasil apresentou em Glasgow. “Todo biodiesel nacional tem qualidade superior a qualquer outro produzido mundo afora. É imprescindível explicar que os custos no futuro serão muito maiores caso não adotemos uma nova política em relação aos bioinsumos”, enfatizou.

saiba mais

O que pode acontecer com quem não cumprir metas do clima? COP26 deve definir cláusulas de transparência

 

Joaquim Leite ainda foi questionado sobre a reação dos participantes da COP26 ao aumento de desmatamento na Amazônia em outubro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele afirmou que o local não era propício para o julgamento de países, mas ponderou que já tem reunião marcada com Anderson Torres, ministro da Justiça, para averiguar os motivos e reforçar ações de comando e controle na região. 

saiba mais

Europa prepara projeto para vetar produtos de áreas de desmatamento

 

 
Source: Rural

Leave a Reply