Skip to main content

Quando a campainha tocou pela sexta vez, uma semana atrás, José Vitor Leme escreveu, de vez seu nome nas montarias em touros. O brasileiro parava em sua sexta montaria, mantinha os 100% de aproveitamento e levantava pela segunda vez consecutiva o campeonato mundial de montaria em touros da Professional Bull Riders (PBR), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Foi a consagração deste brasileiro que, antes de encontrar seu caminho nas arenas, como muitos, queria era correr atrás da bola.

Nascido em Ribas do Rio Pardo (MS), Leme quis jogar futebol, mas acabou indo mesmo para as montarias em touros. Neste ano, teve uma temporada de sonhos. Até a final, disputada, havia vencido sete etapas, já detinha o recorde de montarias com notas acima de 90 pontos e a maior nota de todos os tempos: 97,75, ao parar no touro Whoopa.

José Vitor Leme levanta a taça de campeão mundial de montaria em touros da PBR (Foto: PBR)

 

Leme ganhou até a etapa em que saiu contundido, em Newark, em 18 de setembro. A distensão que afetou músculos abdominais, além da coxa e da virilha, deixou o peão 45 dias “no estaleiro”. Por causa da contusão, ele perdeu seis eventos da temporada regular. 

Quando chegou à final, não estava 100%. Mas se dizia pronto para conquistar seu segundo título mundial. E assim, chegou a Las Vegas para, mais uma vez, fazer história. Ele abriu sua participação nas finais com uma nota 86,75 na primeira rodada, ainda no dia 3 de novembro. e viu seu principal concorrente direto ao título, o também brasileiro Kaique Pacheco, fazer uma nota 90,50 e diminuir um pouco a distância.

Na segunda rodada, com a queda do desafiante, uma nota 88 bastou para ele aumentar um pouco mais a liderança no ranking mundial. Mas no terceiro round, Pacheco – campeão mundial da PBR em 2018 e que também lutava pelo seu segundo título na carreira – voltou a mostrar que venderia caro esse título mundial. Com uma nota 91,25, ele foi a melhor montarua da noite enquanto Leme terminou a terceira rodada com um 86,75.

saiba mais

José Vitor Leme confirma favoritismo e é bicampeão mundial de montaria em touros

PBR anuncia competição de montaria em touros por equipes em 2022

 

Nos round finais, José Vitor Leme não deu trégua. Nas rodadas 4 e 5, conseguiu notas 92,5 pontos e 91,25 pontos. "Dói como nunca antes", disse ele, segundo reportagem publicada pelo site oficial da PBR. "É muito difícil porque, quando você sente uma dor como essa em cima do touro, é difícil se manter concentrado", explicou.

De acordo com a reportagem, depois de conseguir a nota do round 5, montando Top Shelf, Leme foi levado para o centro médico instalado na arena. No round anterior, ele já havia sentido a contusão.

Ainda de acordo com a reportagem, antes da rodada seis, a última, no último domingo (7/11), chegou a receber do médico a orientação de que não deveria montar se estivesse sentindo muita dor. Ele descartou a ideia. "O trabalho não está feito. Preciso finalizar essa temporada perfeita vencendo as Finais Mundiais", disse, segundo o site da PBR.

Na rodada 6, montaria novamente Whoopa. E guardou o melhor para o final. Conseguiu 98,75, renovando seu próprio recorde e se tornando o único peão da história a receber 50 pontos na avaliação dos juízes, o máximo que pode ser obtido em uma pontuação que pode chegar a 100 pontos, divididos entre o competidor e o animal.

Não ficou nisso. Leme terminou o ano como recordista de montarias acima de 90 pontos,. chegando a 24. Também foi o segundo peão da história a conseguir dois títulos mundiais consecutivos, repetindo o feito do também brasileiro Silvano Alves, em 2011 e 2012 (Alves conquistaria seu terceiro mundial em 2014). Foi o 12º brasileiro a levar a fivela de ouro do ano. Leme também é o competidor com mais vitórias em rounds em uma só temporada, com 21; e maior número de eventos vencidos em uma temporada, com oito.

"Eu não sei explicar como essa temporada foi grandiosa para mim", disse ele, à CBS Sports, depois da montaria que lhe rendeu mais uma taça, um prêmio de US$ 1 milhão pelo campeonato mundial e outro de US$ 300 mil por ter vencido a etapa final. "Não sei se posso colocar em palavras essa sensação. Eu só agradeço a Deus por tudo isso, por todos esses números, todos esses recordes. Estou muito feliz em colocar o meu nome na história", afirmou.
Source: Rural

Leave a Reply