Skip to main content

França e Reino Unido se movimentaram para desarmar uma crise a respeito da pesca na quinta-feira (04/11), retirando sanções da mesa por ora, mas todas as opções ainda são possíveis se as conversas fracassarem, disse o ministro francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune.

Beaune se pronunciou depois de se encontrar com o ministro britânico do Brexit, David Frost, em Paris. Os dois países chegaram ao limiar de uma guerra comercial através do Canal da Mancha por causa da pesca.

Ministro da França para Assuntos Europeus, Clément Beaune, e ministro do Reino Unido para o Brexit, David Frost, se cumprimentam durante reunião em Paris (Foto: H. Serraz/Ministério das Relações Exteriores da França/Divulgação via REUTERS)

 

No centro da disputa está o número de licenças que o Reino Unido alocou aos barcos franceses depois de sair da União Europeia. A França disse que muitas estão faltando, enquanto os britânicos dizem estar respeitando o acordo.

A reunião de quinta-feira foi "útil e positiva", e mais conversas devem ocorrer na semana que vem, disse Beaune, saudando uma nova "mentalidade" e acrescentando que concordou com Frost quanto a intensificar as conversas sobre as licenças.

A França havia ameaçado aumentar as inspeções de caminhões e produtos agrícolas do Reino Unido e barrar embarcações pesqueiras britânicas em seus portos, mas recuou na segunda-feira (01/11) para permitir uma nova tentativa de se negociar uma solução.

saiba mais

5G permitirá mostrar verdade na Amazônia, diz Bolsonaro

Vice-presidente da UE encontra Bolsonaro e saúda compromisso contra desmatamento

 

"Todas as opções ainda estão na mesa", disse Beaune, acrescentando: "Enquanto o diálogo parecer possível… estamos lhe dando uma chance, sem ingenuidade… e com a exigência de ver resultados."

A França avaliará a situação na próxima semana, segundo ele. "Ainda há muito trabalho a fazer", disse, e ainda faltam à França cerca de 200 licenças de pesca.

O Reino Unido ecoou alguns dos comentários de Beaune, e os dois lados disseram que os ministros voltarão a conversar no início da semana que vem.

saiba mais

Projeto de lei visa vincular recursos públicos para pecuária à sustentabilidade

Vice-presidente defende investimento em hidrovias e portos na Amazônia

 

"O governo francês deixa claro que não está querendo prosseguir com estas ameaças… nos próximos dias", disse o porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. "Acho que os dois lados estão determinados a ter novos debates."

Depois de se reunirem durante cerca de uma hora e meia, Beaune e Frost apertaram as mãos na escadaria do ministério, sorrindo e conversando diante das câmeras. Beaune publicou uma foto do aperto de mãos diante das bandeiras britânica, francesa e da UE.

"Os dois lados delinearam suas posições e preocupações", disse um porta-voz do governo britânico.

saiba mais

BC avaliou subir mais a Selic, mas ainda vê convergência à meta em 2022 com aperto de 1,5 p.p

Com saída de cena de políticos, COP26 se volta a financiamento de U$100 trilhões

 

Frost se encontrará com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, em Bruxelas nesta sexta-feira, disse o porta-voz da UE.

Reino Unido e França discutem há décadas por causa das áreas de pesca nos arredores de seus litorais do Canal da Mancha, uma questão que também atrapalhou anos de negociações do Brexit até o Reino Unido finalizar sua desfiliação no final de 2020.

Leia mais sobre Política

 
Source: Rural

Leave a Reply