Skip to main content

 Uma frente fria sobre o litoral da Bahia deve levar chuva para norte de Minas, região da Zona da Mata Mineira e Espírito Santo Com isso, no Sudeste, o final de semana deve ter chuvas regulares somente sobre essas áreas, de acordo com a Rural Clima. Não há previsões de chuva para quase todas as regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nas próximas 48 horas.

A partir de sábado (6), diversas regiões produtoras do país devem ter pancadas de chuva volumosas (Foto: CCommons/Pexels)

 

Região Sul

A presença de uma área de instabilidade associada a uma frente fria sobre a região norte da Argentina deve avançar ao longo do dia pela faixa oeste da região Sul do Brasil. No entanto, esse sistema não deve levar tanta chuva ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. "As chuvas devem ficar concentradas sobre a fronteira oeste do estado gaúcho e fronteiras com a Argentina", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

No final de semana, as áreas de instabilidade ganham força e há previsões de chuva generalizadas sobre Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e toda metade sul e leste do Paraguai. "No interior do Rio Grande do Sul, onde não chove há alguns dias, poderão ter chuvas no sábado (6/11) a noite ou domingo (7/11) de manhã".

saiba mais

Fundo pode investir mais de R$ 100 milhões em pesquisa na Amazônia

 

Região Centro-Oeste

A tendência é que a sexta-feira (5/11) seja marcada por eventuais pancadas de chuva isoladas sobre o Mato Grosso e região norte de Goiás. Dificilmente deve chover sobre as áreas produtoras do norte do Mato Grosso do Sul e metade sul de Goiás.

No entanto, a partir de sábado (6/11), o tempo vira devido ao avanço de uma frente fria pela faixa oeste do Brasil. Com isso, "há previsões de chuvas generalizadas sobre Rondônia, Mato Grosso, faixa oeste do Mato Grosso do Sul e metade norte de Goiás", informa Santos. No domingo (7/11), as áreas de instabilidade ganham força e a tendência é de chuvas ainda mais generalizadas.

saiba mais

Preços do café iniciam novembro em alta, aponta o Cepea

 

Matopiba

A sexta-feira (5/11) terá chuvas no Sul da Bahia, que devem afetar o norte de Minas Gerais e de Goiás também. Há previsões de eventuais pancadas de chuva sobre o sul do Maranhão e sul do Piauí e sul do Tocantins, porém de forma irregulares. Nas demais áreas, o tempo segue aberto.

No sábado (6/11), a presença de uma frente fria sobre a região Nordeste mantém um corredor de umidade onde há previsões de chuvas generalizadas sobre o Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia. "Esse excesso de dias chuvosos tem atrapalhado o andamento do plantio da soja", finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply