Skip to main content

Todo dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo. A pesquisa mais atualizada feita em abril de 2018 pelo Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, aponta que cerca de 14% da população brasileira, ou 30 milhões de pessoas, se declaram vegetarianas.

O número indica um crescimento de 75% em relação a 2012, quando cerca de 8% da população se declarou adepta do vegetarianismo. Em homenagem à causa vegetariana, hoje Globo Rural te ensina a preparar três receitas. As sugestões são da Cybercook.

Falafel ou Bolinho de Grão de Bico

 

Falafel (Foto: Cybercook)

 

 

Ingredientes
1 xícara (chá) de cheiro-verde
1 xícara (chá) de hortelã
1 xícara (chá) de grão-de-bico
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino Preta a gosto

Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro e, na hora de usar, escorra bem a água. Em um processador, bata o cheiro-verde, a hortelã, o grão de bico, a cebola roxa e o alho até ficar tudo muito bem triturado. Tempere com sal e a pimenta e processe mais um pouco. Deixe descansar por 10 minutos na geladeira antes de modelar.

Pegue um pouco da massa e forme uma bolinha com a mão. Acomode em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno a 200ºC por 40 minutos. Na metade do tempo, vire as bolinhas para assar por igual. Sirva com salada, massa integral, purê de batata doce ou arroz integral.

saiba mais

Como fazer croquete vegano de batata

Como fazer canelone de cenoura

 

Berinjela à Napolitana

 

 

 

Berinjela à Napolitana (Foto: Cybercook)

 

 

Ingredientes
2 berinjelas
1/4 unidade de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
2 tomates
100 g de ricota
8 folhas de manjericão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo
Lave bem e seque as berinjelas inteiras, fure-as 4 a 5 vezes com um garfo e disponha as berinjelas nas bordas do prato refratário do microondas. Ligue por 6 a 8 minutos na potência alta. Corte as berinjelas no sentido do comprimento e escave o miolo, reservando uma parte do miolo e acomode as metades das berinjelas em um refratário.

Misture a cebola, o alho e o azeite de oliva e leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Acrescente os tomates, o sal, a pimenta e o manjericão e retorne ao microondas por mais 4 a 5 minutos na potência alta. Retire e misture o miolo reservado das berinjelas e a ricota. Preencha as metades de berinjelas com este recheio e leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta para aquecer.

saiba mais

Aprenda a fazer bolo de fubá vegano

Fritada de batata doce com brócolis

 

Kibe assado vegetariano

 

 

 

Kibe Assado Vegetariano (Foto: Cybercook)

 

 

Ingredientes
1 xícara (chá) de proteína de soja
1 xícara (chá) de trigo para kibe
1 tomate
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/3 xícara (chá) de hortelã
1 colher (café) de sal
Caldo de legumes natural a gosto
Salsinha a gosto
Cebola a gosto
Alho a gosto
Pimenta Síria a gosto

Modo de preparo
Hidrate a soja com 2 xícaras de água morna e reserve por 20 minutos. Deixe também separadamente o trigo para kibe de molho por 20 minutos. Bata todos os temperos no liquidificador com o tomate, hortelã e o caldo de legumes e reserve.

Depois de hidratados, escorra bem a soja e o trigo, apertando com a mão para retirar toda a água. Coloque-os juntos em um refratário, acrescentando o resto dos ingredientes e o tempero preparado. Misture bem e prove um pouco para ver o tempero e o sal.

Em uma fôrma retangular (30x20cm), despeje um pouco de azeite de oliva ou outro óleo vegetal para untar. Preencha com o kibe e derrame um pouco de azeite em cima. Leve para assar em fogo médio baixo por cerca de 20 minutos.

saiba mais

Como fazer quiabo assado ao molho de missô

Aprenda a fazer sorvete vegano de maracujá

 
Source: Rural

Leave a Reply