Skip to main content

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (29/9), uma medida para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o suco de laranja. A mudança fez o imposto cair de 13,2% para 3%, depois de uma discussão de dois anos o governo reconheceu a importância do terceiro setor mais importante na agropecuária paulista.

Suco de laranja teve ICMS reduzido (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

“Essa medida vai multiplicar a competitividade de todos os cítricos e melhorar a capacidade, gerando mais renda, mais emprego e mais crescimento”, afirmou o Governador João Doria, durante a reunião em que apresentou a nova medida à representantes do setor produtivo.

A discussão sobre o ICMS começou em 2019, quando foi constituída a Câmara Setorial do Suco, onde o pleito foi analisado pelo então presidente Wilson de Mello e conduzido, dentro da estrutura de governo, pelo vice-governador, Rodrigo Garcia. A expectativa é que a medida passe a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2022.

Em nota, o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, o incentivo proporciona a aproximação da matéria-prima com outros Estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo.

saiba mais

Nos EUA, preço do suco de laranja no varejo bate recorde após furacões

Estoque brasileiro de suco de laranja pode cair até 46% em 2022

 

Um estudo realizado pela CitrusBR aponta que a medida tem potencial para gerar uma demanda adicional de aproximadamente 50 milhões de caixas que podem ser convertidas para produção de suco. “Isso representa mais empregos no campo e nas empresas. Essa medida será boa para desenvolver o mercado interno e beneficia grandes e pequenas indústrias”, complementa Netto.
Source: Rural

Leave a Reply