Skip to main content

Jovens ativistas apresentaram nesta quarta-feira uma série de propostas a serem incluídas na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), um dia antes de o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, se encontrar com a ativista sueca Greta Thunberg.

As propostas serão submetidas a ministros do Meio Ambiente e da Energia que se reunirão em Milão na quinta-feira, para que algumas cheguem à cúpula em Glasgow dentro de um mês.

Em Milão, na Itália, jovens se reuniram para discutir a questão climática (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

 

A conferência na cidade escocesa almeja obter ações climáticas mais ambiciosas dos quase 200 países que assinaram o Acordo de Paris de 2015 e concordaram em tentar limitar o aquecimento global causado pelos humanos a 1,5 grau Celsius.

Estruturadas em quatro áreas de ação, as propostas dos ativistas incluem exigências de um sistema de financiamento do clima transparente e um apelo pela eliminação gradual total do setor de combustíveis fósseis até 2030.

"É o limite que queremos colocar, não queremos dizer 2050… porque esta é nossa última chance", disse Reem Alsaffar, ativista do Iraque.

A iniciativa foi concebida para dar aos jovens um assento na mesa das conversas do clima, já que é crescente entre suas fileiras o temor de que alguns países possam não estar totalmente comprometidos com as metas.

saiba mais

EUA declararão extinção de 23 espécies, entre elas pica-pau-bico-de-marfim

Fórum discute sustentabilidade da Amazônia em Dubai, nos Emirados Árabes

 

Falando a ativistas de cerca de 190 países, o ministro de Transição Energética da Itália, Roberto Cingolani, disse se tratar da primeira vez em que a juventude tem uma oportunidade de desempenhar um papel tão direto nas políticas do clima.

"As propostas são excelentes, e uma boa base da qual se começar… há muito em que trabalhar", disse Cingolani.

O ministro disse que uma plataforma será disponibilizada até 25 de outubro para que melhorias no documento final possam ser feitas antes da cúpula de Glasgow.

Leia mais sobre Sustentabilidade

A Itália, que atualmente ocupa a presidência do G20, é coanfitriã da COP26, juntamente com o Reino Unido.

Draghi e seu equivalente britânico Boris Johnson devem participar, presencial ou remotamente, da reunião pré-cúpula em Milão na quinta-feira, assim como o presidente da COP26, Alok Sharma, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.

O escritório de Draghi disse que ele se encontrará com Thunberg também na quinta-feira.
Source: Rural

Leave a Reply