Skip to main content

Investir no hoje para garantir um amanhã cada vez melhor. É com essa perspectiva que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) busca promover processos de capacitação continuada e desenvolvimento de competências para que os cooperados estejam sempre atualizados com o que há de mais moderno em termos de conhecimento, bem como habilitados para tomar as melhores decisões frente aos desafios de seus negócios.

E um desses processos é voltado especialmente para a formação de lideranças femininas que atuem nas cooperativas agropecuárias com participação efetiva nas tomadas de decisão. A participação das mulheres no cooperativismo brasileiro tem ocupado um espaço cada vez mais importante, mas ainda tímido se comparado ao dos homens, especialmente no ramo agro.

 

O Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021 aponta que as mulheres representam 40% dos mais de 17 milhões de cooperados. No segmento agro, no entanto, essa representação ainda é de apenas 15%. E quando o assunto é a liderança, os números mostram que, no geral, somente 17% das mulheres ocupam cargos de presidência ou vice-presidência.

Daí a importância de oferecermos cada vez mais oportunidades para que as mulheres possam assumir o protagonismo que merecem de forma natural e continuada. E esse é objetivo do projeto Semeando Futuros – Gestão e Liderança para Mulheres Cooperativistas, lançado em julho pela OCB, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

saiba mais

Mulheres comandam apenas 13% dos estabelecimentos produtores de café no Brasil

Conheça a primeira mulher a assumir o comando de um moinho no Paraná

 

O projeto reúne cursos virtuais disponíveis na plataforma Capacitacoop e a primeira turma conta com a participação de 57 cooperadas que devem concluir a capacitação em novembro deste ano. A carga horária obrigatória é de 70 horas e inclui em seu conteúdo módulos que abordam boas práticas de gestão e governança; liderança; inovação; e educação financeira.

Importante destacar que as mulheres não são as únicas beneficiadas pelos programas de educação continuada oferecidos pelo Sistema OCB. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) oferece cursos, palestras, seminários e publicações que contribuem para que cooperados de todos os ramos e cantos do país estejam sempre aprimorando seus conhecimentos e competências.

O Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021 aponta que as mulheres representam 40% dos mais de 17 milhões de cooperados. No segmento agro, no entanto, essa representação ainda é de apenas 15%. E quando o assunto é a liderança, os números mostram que, no geral, somente 17% das mulheres ocupam cargos de presidência ou vice-presidência

Tânia Zanella

São mais de 20 mil usuários cadastrados, com cerca de 10 mil alunos certificados e aproximadamente 2 mil cooperativas beneficiadas. E a nossa expectativa é de que esses números aumentem cada vez mais, pois todos os conteúdos disponíveis são gratuitos e feitos sob medida para que os alunos melhorem seu desempenho profissional e, assim, fortaleçam as cooperativas do país.

A qualquer momento o interessado pode começar um curso. O único pré-requisito é que ele tenha internet, já que os cursos podem ser feitos pelo computador, tablet e até celular.

Leia mais análises e opiniões no Vozes do Agro

Também vale destacar que o Sescoop é credenciado como instituição capacitadora pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais. Isso significa que os cursos oferecidos na plataforma Capacitacoop e credenciados pelo Sistema CFC podem ser realizados por profissionais da área contábil para melhorar sua pontuação de desenvolvimento profissional no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do conselho.

Além disso, não são apenas os brasileiros que se beneficiam dos cursos oferecidos pelo Sescoop. Desde maio deste ano, mais de 2 milhões de cooperados em oito países de língua portuguesa também têm acesso a plataforma Capacitacoop.

saiba mais

Associação de criadores de búfalos do Sul terá 1ª mulher presidente

Malu Nachreiner será presidente da Bayer no Brasil

 

São cerca de 6 mil associações coordenadas pela Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

E, assim, o Sistema OCB vai contribuindo com a construção de um Brasil cada vez mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e, também, com o fortalecimento do cooperativismo dentro e fora do país.

*Tânia Zanella é superintendente do Sistema OCB e vice-presidente tesoureira do Instituto Pensar Agro (IPA).

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.

Leia mais notícias sobre Agro é Delas
Source: Rural

Leave a Reply