Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Em 2020, o agronegócio experimentou um crescimento recorde de 24,31%, na comparação com o ano anterior, de acordo com um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Esse movimento, em um ano de crise global, fez sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do País crescer de 20,5% para 26,6%.

O setor é um dos mais dinâmicos e eficientes da economia brasileira, que continua perseguindo novas tecnologias e soluções mais eficazes no uso de energia.

Com relação à eficiência energética, os produtores e as empresas do ramo encaram alguns desafios: reduzir custos e emissões atmosféricas, tornar a produção mais eficiente, entender a melhor solução para o negócio e neutralizar, reduzir ou zerar emissões de gases poluentes.

É nesse contexto que a ENGIE, maior empresa privada de geração de energia, transporte de gás e soluções energéticas do País, se posiciona com soluções para o agronegócio, capazes de reduzir emissões de carbono, aproximar as propriedades rurais dos protocolos ambientais, sociais e de governança.

Uma delas é a plataforma Follow Energy, que pode ser usada para monitorar não só o uso de eletricidade, mas também para controlar a climatização, o uso de água e o monitoramento dos equipamentos. Como resultado, permite reduzir em até 30% os gastos com energia e utilidades.

Os dados gerados pela plataforma permitem inclusive facilitar o desenho de projetos de geração distribuída, customizados de acordo com as características e a demanda de cada local e de cada produtor. Um cliente que produza dejetos da pecuária, por exemplo, pode investir em um projeto de usina de biogás.

Eficiência e sustentabilidade
As soluções da ENGIE para fazendas, granjas, empresas de armazenamento e agroindústrias englobam ainda uma série de possibilidades, desde o fornecimento de energia renovável até o controle automatizado de outros insumos necessários para produção, passando por iniciativas de descarbonização.

Assim, a corporação contribui para levar eficiência aos processos – evitando, inclusive, as interrupções no fornecimento – e cuidar do meio ambiente, na medida em que proporciona o tratamento adequado de passivos e a redução de emissões atmosféricas.
Além disso, a ENGIE auxilia o negócio a explorar o melhor das ferramentas tecnológicas, com a implementação, por exemplo, de sensores automatizados.

A empresa também tem know-how para auxiliar na migração para o Mercado Livre de Energia, o modelo em que o comprador negocia diretamente com o fornecedor de energia elétrica e assim alcança não só preços melhores, como também condições de disponibilidade.

Recentemente, a ENGIE lançou o E-conomiza. Dedicado a empresas que gastam mais do que R$ 55 Mil mensais com energia, somando todas as unidades consumidoras, o serviço facilita o acesso ao Mercado Livre de Energia, com vários benefícios para os clientes que tenham os requisitos para usufruir da solução como: ECONOMIA Garantida em contrato pela ENGIE.

Há também soluções em geração distribuída, que  possibilitam que grandes empresas aluguem usinas fotovoltaicas com investimento 100% ENGIE e, assim, usufruam de todos seus benefícios a partir do modelo de negócios Energy as a Service (EaaS). Nele, todas as etapas de elaboração, implementação, operação e manutenção da usina solar fotovoltaica são realizadas pela ENGIE.

Outro ponto importante é que o conhecimento multidisciplinar permite com que a ENGIE sempre consiga buscar outras soluções e otimizações dentro do cliente.

Desta forma, a ENGIE garante a operação e performance dos equipamentos, enquanto o cliente pode focar no próprio core business, ter previsibilidade operacional de energia elétrica através do software de monitoramento e reduzir custos e emissões de CO2 a partir do uso de energia renovável. Para saber mais, acesse: https://www.engie.com.br/solucoes/seu-segmento/agronegocio.
Source: Rural

Leave a Reply