Skip to main content

Após quase dois anos, os fãs de rodeio no Brasil já têm uma data para voltar às arenas: a organização do tradicional Rodeio de Jaguariúna (SP) anunciou que a 32ª edição do evento será realizada presencialmente em dois finais de semana: 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, com provas de montaria em touros, três tambores, shows e a expectativa de receber a lotação máxima do complexo Red: 30 mil pessoas por noite.

Competição de montaria em touros do Rodeio de Jaguariúna será realizada pela PBR Brazil (Foto: André Silva/PBR)

Segundo o empresário Guilherme Marconi Filho, 30 anos, que está à frente do evento desde 2014, foi definido que será exigido dos participantes e público apenas o comprovante de vacinação das duas doses ou da dose única (para quem tomou a produzida pela Janssen), sem necessidade de teste negativo de Covid-19. Ainda não está decidido se será necessário usar máscara. “Acho que não, mas vai depender do protocolo do Estado na data do rodeio.”

A volta do rodeio com público, segundo Marconi, vai ser possível graças ao bom relacionamento da organização com a Prefeitura de Jaguariúna e o Governo do Estado, que já liberou a realização de eventos com grande público no quarto trimestre deste ano, como a corrida de Fórmula 1, de 12 a 14 de novembro, no Autódromo de Interlagos, na capital.

“Estamos mapeando há dois meses a evolução da vacinação e a queda dos casos e mortes e acreditamos que no final de novembro estaremos seguros”, diz Marconi, que já tomou as duas doses e teve uma série de encontros no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vignoli, e o comitê sanitário para discutir os protocolos.

Além disso, por fazer parte do comitê da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o empresário esteve no evento-teste com 5.000 pessoas para detectar a contaminação por Covid em Barcelona (Espanha), no final de abril, e na reabertura do Madison Square Garden, em Nova York (EUA), em junho, com o show da banda Foo Fighters para 15 mil pessoas.

saiba mais

Líder isolado, brasileiro sofre lesão e fica fora da próxima etapa do Mundial de Rodeio

Peão brasileiro vence mais uma etapa e dispara na disputa pelo título do mundial de rodeio

 

A prova de montaria em touros em duas noites, segundo Marconi, deve ficar a cargo da Professional Bull Riders Brazil (PBR), como ocorreu nos últimos anos. “Queremos um formato inovador como foi em 2019, quando fizemos o Last Cowboy Standing.” Nesse formato, de eliminação progressiva, os peões montam de seis a oito vezes por noite e vence aquele que soma mais montarias bem-sucedidas (oito segundos sobre o animal).

A expectativa é ter na competição peões internacionais da PBR, com a reabertura das fronteiras americanas em novembro. Segundo a assessoria da PBR Brazil, a primeira reunião com a organização de Jaguariúna deve ocorrer na próxima semana.

A notícia da volta dos rodeios presenciais animou os peões, que estão fazendo “bicos” em fazendas desde o início de 2020, como Fabrício Gomes, que foi vice-campeão no torneio virtual de Barretos em agosto e esteve na arena de Jaguariúna em 2019. “Só venci dois touros naquela vez, mas agora espero voltar e cumprir o objetivo de ser campeão.”

saiba mais

Arena em Barretos volta a sediar rodeios pela primeira vez desde o início da pandemia

Crise nos rodeios: sem montar na pandemia, peões vão tirar leite e construir cerca

 

O line-up de shows e os detalhes das provas em Jaguariúna devem ser divulgados nos próximos dias. Marconi só adianta que estarão no palco os principais artistas sertanejos e representantes do ritmo que “bombou” na pandemia, a pisadinha.

Os ingressos começam a ser vendidos na próxima quarta, dia 29/9, com preços que vão de R$ 30 (meia entrada) a R$ 600 (camarote mais caro). A expectativa de Marconi, diante do ritmo das vendas de ingressos do Rock in Rio, é esgotar os ingressos em poucos dias.

A montagem da arena, palco e camarotes, que têm design novo a cada ano, deve começar na próxima semana. Segundo os organizações, o rodeio de Jaguariúna vai oferecer 1.000 empregos diretos e 2.000 indiretos. O estacionamento tem capacidade para 7.000 carros.
Source: Rural

Leave a Reply